DIVULGAÇÃO

“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”. Cunha­da por Neil Armstrong, pri­meiro homem na história a pisar na Lua, a frase resume o que é e o que será lembrado sempre como uma das maio­res aventuras da humanidade – a busca de novas fronteiras no espaço sideral.

Para celebrar essa grande aventura, a exposição Space Adventure aterrissa pela pri­meira vez na América Latina e no Brasil, no estacionamen­to do Shopping Eldorado, em São Paulo. Programada para ser lançada no país em 2020, como um evento comemo­rativo das cinco décadas da chegada do homem à Lua, a exposição teve que ser adiada por causa da pandemia e de­sembarca agora no país ainda mais completa. As visitações começaram na última quin­ta-feira, dia 26.

Exposição irá exibir, pela primeira na América Latina, uma das maiores coleções de artefatos originais da NASA, referentes aos Projetos Mercury, Gemini e Apollo, responsáveis pela ida do homem à Lua

Reunidos pelo Museu e Centro de Educação Espacial Cosmosphere de Hutchin­son, Kansas, os mais de 300 itens originais da agência es­pacial norte-americana per­mitirão ao visitante vivenciar uma experiência única, como poder conferir de perto a mesa de controle de Hous­ton e o relógio de contagem regressiva da decolagem dos foguetes, os trajes espaciais e computadores de bordo da Cápsula Apollo, a coleção completa das câmeras de fo­tografia e cinema utilizadas para capturar as famosas imagens da Lua, o cardápio completo dos alimentos do projeto Apollo, além de uma amostra de pedra lunar e muitos outros itens históri­cos.

Apresentada pelo Minis­tério do Turismo e pelo San­tander Brasil, com patrocínio da Claro e apoio do Shopping Eldorado, a exposição irá exi­bir, pela primeira na Améri­ca Latina, uma das maiores coleções de artefatos origi­nais da NASA, referentes aos Projetos Mercury, Gemini e Apollo, responsáveis pela ida do homem à Lua.

A comemoração não esta­ria completa sem a presença de um dos maiores protago­nistas dessa história, o astro­nauta Charles Duke, um dos três homens ainda vivos que pisaram na Lua, que vem ao Brasil especialmente a ex­posição e para compartilhar suas experiências extraordi­nárias.
Responsável em 1969 pela comunicação com os astro­nautas na missão Apollo 11, Charles Duke foi o piloto do Módulo Lunar Orion, na missão Apollo 16, em 1971, quando permaneceu cerca de 20 horas em solo lunar coletando quase 100 kg de rochas e realizando diversas experiências científicas na área mais geograficamente acidentada da Lua.

A Space Adventure
Um espaço climatizado de 2.500m² foi especialmen­te criado no estacionamento do Shopping Eldorado para receber a mostra inédita, que apresenta, entre outras relí­quias, réplicas em tamanho real da cápsula Apolo 11, do Modulo lunar que pousou na lua, o “Roving“, veículo de quatro rodas conhecido popularmente como “buggy lunar”, além de réplicas redu­zidas do foguete Saturno 5 e das naves Titan e Juno e uma amostra de pedra lunar

Comandante do Módulo Lunar Orion, da missão Apollo XVI, um dos 12 homens a pisar em solo lunar, Charles Duke chega ao Brasil para a exposição

Toda a parte de tecno­logia das primeiras missões espaciais também está con­templada na exposição, que traz para o público motores, os primeiros computadores usados na década de 60, fer­ramentas, caixas de coleta do material lunar, os painéis de controle das naves, os rádios usados para a comunicação entre as naves e a terra e os aparelhos que filtravam o ar dentro dos pequenos módu­los. E se tudo isso foi impor­tante para garantir a viagem e a vida dos tripulantes, não podemos esquecer de câme­ras e filmadoras que mostra­ram para o resto do mundo o que só os astronautas viram de perto: a Terra é azul!

Unindo entretenimento e educação, a exposição conta ainda com uma grande gama de imagens e filmes que do­cumentaram as operações ao longo da história. Times de es­pecialistas brasileiros da USP e do ITA criaram o conteúdo informativo para os visitantes, que também contarão com monitores treinados e especia­lizados, tour guiado e palestras programadas sobre o assunto.

Informações e ingressos em spaceadventure.com.br