Festival Fiato al Brasile recebe alunos da Alma na Itália

0
25

A cidade de Faenza, re­gião Emília Romana, na Itá­lia, irá receber sete alunos da Academia Livre de Música e Artes – Alma na 9ª edição do Festival Fiato al Brasile. Otá­vio Augusto Megda (voz e viola), Ricardo Teixeira Bovo (bateria e percussão), Samuel da Silva Santos (violino), Bea­triz de Barros Lima (violino), Luiz Marcelo Rodrigues Sil­va (violino), Bianca Denadai Antonelli (violoncelo) e Maria Eduarda Moiz de Morais (vio­lino) são os representantes do Brasil, juntamente com alunos e professores da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, e Universi­dade do Estado de Santa Cata­rina (Udesc).

A Alma é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto, constituída formalmente em junho de 2015. Dentre suas ações, destacam-se dois im­portantes convênios, um com o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), sob a responsabilidade do pro­fessor Dr. Fernando Crespo Corvisier, e outro com a Es­cola Municipal Giuseppe Sar­ti, de Faenza, na Itália.

O Fiato al Brasile já levou mais de 50 alunos da Alma à Itália, que também traz professores italianos para um intercâmbio artístico e cultural. Em Ribeirão Preto, geralmente entre os meses de julho e agosto, acontece a edição brasileira do festi­val, com produção realiza­da pela Alma, em parceria com o NAP-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música) e o Departamento de Música da FFCLRP-USP.

A singularidade do festival, de acordo com sua proposta artística e pedagógica, permite uma conexão entre arte e di­versidade. Para Lucas Galon, coordenador artístico-peda­gógico da Alma, ao longo das edições, o Fiato apropria-se das melhores possibilidades da música contemporânea: “Com exposição de raízes profundas em sua produção atual, o festival inclui músi­ca ocidental com qualidade e valoriza as manifestações po­pulares brasileiras”.

A programação do festival italiano é gratuita e inclui con­certos, palestras, conferências, workshops e apresentações de projetos musicais, com a par­ticipação de artistas interna­cionais. A programação com­pleta da 9ª Edição do Festival Fiato al Brasile está disponível no site da Escola Sarti, no en­dereço: http://www.scuola­sarti.it/2020/01/fiato-al-brasi­le-2020/.

Em 2020, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Pre­to, estão sendo mantidas pelo Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Gover­no Federal, via Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura, com patrocínios das seguintes empresas: Usina Alta Mogiana S/A. Açúcar e Alcool, Ambient, Samar, Foz de Jeceba Engenharia Am­biental, Tracan, Suprir, Base­química, Grupo São Francis­co, Santa Helena Alimentos, Interunion e Luiz Tonin Ata­cadista e Supermercados. Além disso, a Alma conta com patrocínios da GasBrasi­liano, Tereos, Usina Vertente e RibeirãoShopping.