Foto: FRANCK FIFE / AFP

Kely Nascimento, filha de Pelé, atualizou o estado de saúde do pai, que está interna­do na UTI do hospital Albert Einstein desde a semana pas­sada depois de ser submetido a cirurgia para retirada de um tumor no cólon direito, que faz parte do intestino. Kely tran­quilizou os fãs nesta segunda­-feira (13) ao contar que a re­cuperação tem sido boa e que o Rei do Futebol está bem-hu­morado e sem dores.

“Ele está recuperando bem da cirurgia. Está sem dor, de bom humor”, afirmou a filha. “Está meio irritado que só pode comer gelatina, mas vai superar”, acrescentou, brin­cando. Segundo Kely, Pelé está “pronto para sair da UTI e logo ir para casa”.

Kely publicou em seu Ins­tagram uma foto de Pelé em chamada de vídeo em que ele aparece sorrindo ao conver­sar com a filha.

O último boletim médi­co divulgado pelo hospital Albert Einstein na sexta-fei­ra havia informado que Pelé vem recuperando de “maneira satisfatória” do procedimento cirúrgico e está “consciente, conversando ativamente e mantendo sinais vitais dentro da normalidade”.

Aos 80 anos e perto de completar 81, o Rei do Fute­bol deu entrada no hospital no dia 31 de agosto. Exames detectaram a presença do tu­mor, e ele passou por cirurgia para a retirada do tumor no cólon no dia 4 de setembro. A princípio, seria transferido para um quarto no começo da semana passada, mas conti­nua na UTI. Desde então, está sob observação dos médicos.

“Ele é forte e teimoso, e com a ajuda de toda a equi­pe incrível do Einstein, mais todo o amor e a energia e luz que o mundo está enviando, ele saíra dessa”, disse Kely, es­perançosa de que Pelé retor­ne pra casa em breve.

Pelé deixou de fazer exa­mes clínicos no ano passado por causa da pandemia. Tam­bém fechou sua agenda para eventos promocionais em ra­zão da crise sanitária e tam­bém pelos problemas de mobi­lidade. Passou a ficar em casa e sob os cuidados dos filhos e da mulher. Quando acha que tem de se manifestar publicamente sobre algum assunto, usa suas redes sociais para tanto.