Foguete SpaceX vai para estação espacial

0
14
JOE SKIPPER/REUTERS

Um foguete Falcon 9, que transporta a cápsula Dragon com quatro astronautas a bordo, foi lançado com êxito no domingo , 15 de novem­bro, rumo à Estação Espacial Internacional (EEI). O lan­çamento ocorreu às 20h27 (00h27 em Lisboa) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (sudeste).

Menos de três minutos depois, a 90 quilômetros de altitude e quando o foguete atingia sete mil quilômetros por hora, o primeiro nível se­parou-se, para regressar à Ter­ra e ser reutilizado. O segundo nível, com a cápsula, prosse­guiu viagem, numa trajetória correta, anunciou a SpaceX.

Chamada Resilience, a cápsula deveria chegar às quatro horas desta terça-feira (17) à EEI, na primeira mis­são tripulada operada pela companhia privada SpaceX, do empresário Elon Musk, e da agência aeroespacial nor­te-americana (Nasa) a partir de solo norte-americacana.

Três astronautas norte-a­mericanos, Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, e um japonês, Soichi Noguchi, vão demorar um pouco mais de 27 horas para chegar à estação, onde se en­contram dois russos e uma norte-americana. Os quatro astronautas deverão ficar seis meses na EEI.

Este primeiro “voo ope­racional” segue-se à missão de demonstração, realizada entre maio e agosto, durante a qual dois astronautas norte­-americanos foram transpor­tados para a EEI e de volta à Terra sem problemas pela SpaceX.

A cápsula Dragon, da Space, é o segundo aparelho atualmente capaz de viajar para a EEI, com a Soyuz rus­sa, que desde 2011 tem trans­portado todos os residentes da estação, depois do fim do programa do vaivém espacial norte-americano.

Comentários