Geração de novas oportunidades

0
96

No último dia 11, um sábado, realizamos a 1ª Feira da Empregabi­lidade e Empreendedorismo de Ribeirão Preto, em ação da Secretaria Municipal de Turismo. Um grande sucesso, a Feira reuniu aproxi­madamente 2,5 mil pessoas que puderam participar da possibilidade de conquistar um emprego, nas cerca de 500 vagas oferecidas. Várias empresas já fizeram, a partir de então, o trabalho de seleção de novos contratados para os postos de trabalho oferecidos. O evento apro­ximou empresas que precisam de funcionários e trabalhadores que buscam empregos, de forma a facilitar a empregabilidade.

Mas não foi apenas a possibilidade de entregar currículo e se colocar à disposição de empresas que buscam novos funcionários. Quem esteve na Feira pode participar, gratuitamente, de cinco palestras e quatro cursos que ajudarão estas pessoas quando de entrevistas para os postos de trabalho. Aos empreendedores participantes, com o apoio de 25 voluntários, a Feira apresentou ferramentas de crescimento e aprimora­mento em suas atividades, com o objetivo de ampliar o desenvolvimento e, consequentemente, gerar ainda mais vagas de trabalho.

Nossa gestão tem se preocupado, desde o início, com a geração de emprego e renda para a população. O estímulo para que as novas vagas sejam criadas estão em múltiplas ações da administração, com foco no surgimento de novos empreendimentos, pela maior facilidade na abertura de novas empresas, nos mais variados setores de atuação. A redução da burocracia, a diminuição de prazos para que novos negócios sejam iniciados, a facilitação nas formas de formalização de empresas tem resultado na oferta de mais postos de trabalho.

Dentro de suas possibilidades de investimentos, a Administração Municipal também prioriza a geração de novas vagas. É assim com a construção de novas unidades habitacionais, com a aprovação mais rápida de projetos que levem, ao mesmo tempo, à realização do sonho da casa própria e à criação de oportunidades de trabalho no setor da construção civil.

A Companhia Habitacional de Ribeirão Preto (Cohab-RP) já entre­gou mais de 9,2 mil unidades habitacionais. Apenas no empreendimento Vida Nova Ribeirão foram 6.991 casas. Durante a construção, foram ge­rados mais de 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos, com contratação prioritária de trabalhadores de Ribeirão Preto. Agora já surgem novos empreendimentos, para atender aos moradores do grande bairro, com a criação de novas oportunidades de trabalho e renda.

Ainda no setor de construção civil, a prefeitura investe na cons­trução de novas escolas. São 18 unidades, sendo três já prontas e as demais em construção ou em processo licitatório.
Além das refor­mas programadas. A Secretaria de Planejamento e Gestão Pública também reduziu o prazo de tramitação e aprovação de projetos habitacionais. Desde fevereiro do ano passado estão regulamentados os procedimentos para solicitação e obtenção da aprovação de proje­tos simplificados de construção no município. Assim como está em vigor o “Habite-se Rápido”, que simplifica, desburocratiza e agiliza a emissão de Habite-se e Autos de Conclusão de Obras.

A prefeitura atua também em outras obras que geram vagas de trabalho, como o programa Ribeirão Mobilidade, com intervenções viárias em vários pontos da cidade. Com estas ações e a forte parti­cipação da iniciativa privada de nossa cidade podemos comemorar o fato de Ribeirão Preto figurar entre as cidades que mais geraram vagas de empregos nos últimos anos. No que depender da Admi­nistração Municipal a criação de vagas continuará, para ampliar as oportunidades que conferem dignidade às pessoas.