Grupo sul-africano faz show hoje em RP

0
14

Nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2019, o Young Mbazo resgata as tradições musicais do povo indígena da África do Sul em apresenta­ção a capella no Sesc Ribeirão Preto. O show será às 19 ho­ras, na Área de Convivência da unidade, com entrada gra­tuita e livre para o público de todas as idades. Pela primeira vez no Brasil, os músicos vão mesclar o tradicional canto zulu sul-africano, o “Isicatha­miya”, com influências de hip hop, R&B e soul.

Formada pelos sul-africa­nos Babuyile Shabalala, Jabu­lani Mthembu, Siphamandla Shabalala, Lunga Mthembu, Samukelo Mhlongo e Lu­cky Malinga, Young Mbazo apresenta show a capella com canções de seu próximo disco que está em processo de fina­lização. O grupo foi concebi­do com a ideia de criar um estilo contemporâneo para a música a capella indígena que, unindo “Isicathamiya” (estilo musical originário da África do Sul) com influên­cias de hip hop, R&B e soul, deu origem ao que batizaram Indigenous Hop Music.

O grupo deu seus primei­ros passos quando, em 2009, Babuyile Shabalala e seu pri­mo Siphamandla Shabalala se uniram em busca de re­paginar a música indígena a capella, estabelecendo, ao gê­nero, uma perspectiva mais contemporânea. Os inte­grantes são filhos e netos dos músicos da banda Ladysmith Black Mambazo, formada em 1960 e reconhecida como um dos maiores grupos vocais da África do Sul, tendo acompa­nhado Nelson Mandela pela África em seus discursos.

Em 2010, o Young Mba­zo produziu sua primeira faixa e se apresentou no Fan Park da Copa do Mundo da Fifa, na África do Sul. Uma das aspirações do grupo é unificar, inspirar e educar os jovens sobre o poder da paz, do amor e da harmonia por meio da celebração da cul­tura indígena da África do Sul. Em sua trajetória, já se apresentaram em festivais na Europa. O Sesc Ribeirão Pre­to fica na rua Tibiriça nº 50, na região central de Ribeirão Preto – entre a avenida Dou­tor Francisco Junqueira e a rua Visconde do Rio Branco. Mais informações pelo tele­fone (16) 3977-4477.

Comentários