Jornal Tribuna Ribeirão

Hans Donner fala sobre o ‘tempo’

FOTOS: ALFREDO RISK

Criador da logo da Rede Glo­bo, da abertura de várias teleno­velas, assim como de programas amplamente conhecidos, como o Fantástico, por exemplo, o de­signer Hans Donner apresentou uma palestra na última quar­ta-feira, 1º de dezembro, para filiados do Lide Ribeirão Preto e abordou o ‘tempo’ como tema.

Hans Donner: “O design faz pessoas como eu realizarem sonhos, mas também pode transformar uma marca para ocupar o topo até que outra a ultrapassa”

Em entrevista ao Tribuna, o gênio da televisão comen­tou sua trajetória e realizações. Além disso, buscou inspirar jovens promessas que querem ingressar nessa área que pode, cada vez mais, fazer a diferença no mundo midiático.

“Design, cada vez mais, consegue fazer com que você se distancie de seus concor­rentes. A Globo fez isso visivel­mente. O Steve Jobs, enquanto estava vivo, era inalcançável. O design faz pessoas como eu re­alizarem sonhos, mas também pode transformar uma marca para ocupar o topo até que ou­tra a ultrapassa”, comentou.

Assim como o tema prin­cipal de sua apresentação, que ocorreu na Eurobike BMW, no Jardim Botânico, Donner bus­cou a todo momento destacar a importância do tempo nos dias de hoje. Para ele, o “tem­po come tudo”, tudo é cíclico e as tecnologias e avanços feitos hoje serão ultrapassados. Por­tanto, é sempre crucial se rein­ventar e viver o presente.

“A cada dois anos aparece outra loucura. Tudo que hoje parece ser fantástico vai ficar ve­lho daqui a cinco anos. O tempo come tudo. Hoje, eu acho que é mais importante alertar as pes­soas para viver do que correr. Eu acho que hoje em dia o mundo é tão pequeno que você acom­panha tendências e trabalhos incríveis que surgem em poucas horas”, destacou Hans Donner.

Trending Topics
Coincidentemente, o nome de Donner foi parar nos Tren­ding Topics (assuntos mais comentados) do Twitter nessa quinta-feira, 2 de dezembro, após a Rede Globo anunciar sua nova identidade visual que, an­teriormente, havia sido pensada e desenvolvida por ele.

O consagrado design durante entrevista ao jornalista João Camargo, do Tribuna

Nas redes sociais, diversos internautas se manifestaram so­bre a atualização que, agora, ape­sar de manter o design tradicio­nal, adicionou novas cores para se adaptar aos tempos atuais.

Lide Ribeirão Preto
O Lide Ribeirão Preto é uma organização de caráter privado, que reúne empresários da região 016 do estado de São Paulo, de­batendo o fortalecimento da li­vre iniciativa do desenvolvimen­to econômico e social, assim como a defesa dos princípios éti­cos de governança corporativa no setor público e privado.

Hans Donner


Hans Donner Nasceu na Alema­nha e cresceu na Áustria. Entre 1965 e 1970 estudou design gráfico em Viena, tendo traba­lhado em estúdios na capital austríaca e na Suíça. Em 1975, mudou-se para o Brasil com o seu primeiro trabalho aqui, que foi a criação da nova marca da Rede Globo.

A partir daí, formou o Depar­tamento de Videografia, que cuidava de toda a programação visual da empresa e de todos os seus produtos: novelas, linha de shows, jornalismo, programas infantis, esporte, humor e outros. Teve seus trabalhos de videografia ex­postos em Paris, Roma, Milão, Londres, Edimburgo, Tóquio, Pequim, Moscou, Nova Iorque, São Paulo e Rio de Janeiro.

Após carreira na TV Globo, passou a ter um escritório de arquitetura. Em 2021, após tra­balhar 40 anos na Rede Globo, Hans estreou-se como arquiteto imobiliário na Séren Incorpo­radora. Hoje realiza diversas palestras pelo país.

Rede Globo
Donner foi o responsável pelas vinhetas e peças de abertura da Globo e de muitos dos progra­mas da Rede Globo. Exemplos de seu trabalho são as abertu­ras dos programas Plantão da Globo, Viva o Gordo, TV Colosso, Xou da Xuxa, Os Trapalhões, Chico City, Estados Anysios de Chico City, Chico Anysio Show, Criança Esperança, TV Xuxa, Sítio do Picapau Amarelo, TV Pirata, Doris para Maiores, Zorra Total, Jornal Nacional, Jornal Hoje, Fantástico, Clip Clip, Show da Virada, Sai de Baixo, Minha Nada Mole Vida, Xuxa Park, também algumas das vinhetas da RBS TV e abertura de tele­novelas como Ti Ti Ti, Deus nos Acuda, Tieta, Rainha da Sucata, Meu Bem, Meu Mal, O Dono do Mundo, Salomé, Selva de Pedra, Anjo Mau, Mulheres de Areia, Roque Santeiro, Vale Tudo, A Favorita entre muitos outros; e também pelo design dos cená­rios dos programas jornalísticos da emissora até 1999.

Hans Donner é criador de vários objetos como móveis e relógios, como o Onne Watch, antigo Time Dimension, que passou a ser um “gadget” disponível para computadores da Microsoft e para o iPhone da Apple Inc.

Vida pessoal
Foi casado com a modelo Valéria Valenssa (Globeleza), com quem tem dois filhos: João Henrique e José Gabriel. Hans conheceu Valenssa em 1990 durante um concurso de beleza e nas gravações das vinhetas de carnaval da Rede Globo.

Os dois se divorciaram em 2019. Já foi casado, por 6 anos, com a atriz e garota do Fantástico, Isadora Ribeiro.

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com