FOTO: JF PIMENTA

Entrar em qualquer uni­dade do Hard Rock Cafe é um ingresso para uma via­gem pela história da músi­ca. Em Ribeirão Preto não poderia ser diferente. Os visitantes da nova unidade da marca no Brasil, inaugurada na última terça-feira (01), podem che­gar bem perto de itens que pertenceram a astros como Steven Tyler, Elvis Presley e Madonna.

No total, 45 itens do acervo do Hard Rock Cafe estão em Ribeirão Preto FOTO: JF PIMENTA

O Hard Rock Cafe é dono da maior coleção de memo­rabilia do mundo, são mais de 80 mil peças de itens ori­ginais da história da música. Na cidade, a unidade será inaugurada em formato soft open, a partir de 01 de de­zembro, trazendo mais de 45 itens deste acervo.

Nas paredes, a decoração também conta com a presença de quadros e fotos originais retratando momentos únicos – FOTO: RAFAEL CAUTELLA

“Quando o projeto do Hard Rock Cafe Ribeirão Preto estava em constru­ção escolhemos 45 itens do acervo internacional pen­sando na cidade e na regio­nalidade, trazendo objetos icônicos que aproximem nosso público da história dos grandes astros e bandas de rock e pop do mundo”, afirma Rodrigo Furquim, gerente geral do Hard Rock Cafe Ribeirão Preto.

FOTO: JF PIMENTA

Este acervo conta com um line-up que tiraria o fô­lego de qualquer fã da mú­sica. Instrumentos musicais merecem um capítulo à parte: São guitarras acústi­cas e elétricas, contrabaixos e violões de artistas como Paul McCartney e de Ed­die Vedder do Pearl Jam, e de bandas como Goo Goo Dolls, Deep Purple, Kiss – que tem show marcado em Ribeirão Preto em 2021 -, e até tons de baterias de Queen e Toto e, as baquetas de Nicko McBrain do Iron Maiden.

São guitarras acústicas e elétricas, contrabaixos e violões de artistas consagrados na história da música- FOTO: RAFAEL CAUTELLA

Nas paredes, a decoração também conta com a presen­ça de quadros e fotos origi­nais, alguns autografados, de Eric Clapton, David Bowie, Bon Jovi, entre outros, eter­nizados em momentos úni­cos. Além das imagens, os fãs também poderão ver de perto e conhecer a história de obje­tos, discos de ouro e diamante e roupas de Tina Turner, Are­tha Franklin, Alicia Keys e Rihanna.

Violão de Eddie Veder e roupa usada por Elvis Presley – FOTO: JF PIMENTA

História
Antes de se tor­nar sinônimo da decoração do Hard Rock, a memo­rabília começou por acaso. Uma guitarra dada por Eric Clapton foi fixada na pare­de para marcar seu lugar prefe­rido na primeira unidade da mar­ca, em Londres. Tempo depois, Pete Townshend, do The Who, deu uma de suas guitarras de presente, acompanhada por um bilhete: “A minha é tão boa quanto a dele”.

Em 2019, o Hard Rock Cafe adquiriu seu item de número 80 mil: um piano folheado a ouro 24 quilates que pertenceu a Elvis Presley. Hoje, o acervo inclui guitar­ras, tambores de ba­teria, amplificadores, baquetas, acessórios como chapéus, sa­patos e roupas, entre outros itens pessoais de astros do rock e pop que fizeram e, ainda estão marcan­do a história da mú­sica mundial.

O Hard Rock Cafe Ribeirão Preto estará localizado na Av. Costábile Roma­no, S/N, no bairro Santa Cruz.