‘Hora Marcada’ – Aplicativo já tem quase 19 mil usuários em RP

0
28

Dados atualizados pela Se­cretaria Municipal da Saúde até a última quinta-feira, 21 de novembro, apontam que em pouco mais de quatro meses após seu lançamento, 18.899 mil ribeirão-pretanos aderi­ram e estão utilizando a tecno­logia do aplicativo “Hora Mar­cada” em seus smartphones.

O levantamento da Com­panhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), que criou a tecnolo­gia, e da Secretaria Municipal da Saúde apontam também que, neste período, foram mar­cados 10.141 agendamentos de consultas e 3.208 cancelamen­tos de consultas via aplicativo, além de 560 reagendamentos nas 46 unidades de saúde da cidade cadastradas.

O aplicativo
Com o “Hora Marcada”, é possível solicitar agenda de clínico geral, ginecologista, pediatra e odontologista da Unidade Básica de Saúde de referência do munícipe. Para agendamento de especiali­dades e exames é necessário o encaminhamento médico da Unidade Básica de Saúde (UBS).

O aplicativo também pode ser utilizado por mais de uma pessoa, ou seja, crianças e ido­sos podem ser cadastrados por seus cuidadores mediante comprovação de responsabili­dade e apresentação do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) em uma UBS de víncu­lo. Ao todo, são 46 postos entre Unidades Básicas e Distritais de Saúde (UBDS’s), Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s).

O “Hora Marcada” está dis­ponível gratuitamente na Goo­gle Store e na Apple Store. Após a instalação, basta preencher in­formações básicas como núme­ro do cartão SUS e cadastro de Pessoa Física (CPF). O “passo a passo” pode ser consultado em http://horamarcada.saude. sp.gov.br/, onde há um vídeo tutorial e uma relação de Per­guntas Frequentes para orien­tar a população.

Comentários