‘Hora Marcada’ já tem 30.771 adesões

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Dados atualizados na últi­ma segunda-feira, 17 de feve­reiro, apontam que 30.771 mil ribeirão-pretanos baixaram o aplicativo “Hora Marcada”, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em seus smartphones e estão fazendo uso de suas faci­lidades para agendar consultas na rede do município.

O levantamento indica ain­da que, neste período, foram marcados 22.619 agendamen­tos de consultas e realizados 4.998 cancelamentos de con­sultas via aplicativo, além de 1.241 reagendamentos nas unidades de saúde da cidade. Em 2020, até o momento, já foram 6.525 agendamentos via app e 8.392 adesões.

“Com as vagas abertas dis­poníveis que podem ser aces­sadas a qualquer hora e em qualquer lugar, não há mais aquela expectativa da popu­lação de abertura de agendas, episódios que formavam fi­las intermináveis em volta de unidades de saúde. Agora, o usuário pode consultar mar­car e desmarcar uma consulta a qualquer momento, basta ir acompanhando, monitorando o app e verificar quando sur­gem às vagas”, explica o secre­tário municipal da Saúde, San­dro Scarpelini.

O “passo a passo” para baixar o app pode ser consul­tado em http://horamarcada. saude.sp.gov.br/, onde há um vídeo tutorial e uma relação de perguntas frequentes para orientar a população. Com o “Hora Marcada” é possível solicitar agenda de clínico ge­ral, ginecologista, pediatra e odontologista da Unidade Bá­sica de Saúde de referência do munícipe. Para agendamento de especialidades e exames é necessário o encaminhamento médico da UBS.

A plataforma também pode ser utilizada por mais de uma pessoa, ou seja, crianças e idosos podem ser cadastrados por seus cuidadores mediante comprovação de responsabilida­de e apresentação do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) em uma UBS de vínculo. A instalação do “Hora Marcada” é simples e rápida: após baixá­-lo no celular, basta preencher informações básicas, como nú­mero do cartão SUS e Cadas­tro de Pessoa Física (CPF).

“Saúde Digital”
A mais recente atualização feita pela Secretaria Munici­pal da Saúde, divulgada nesta terça-feira (18), mostra que a utilização do aplicativo “Saú­de Digital” está cada vez mais difundida entre os usuários da rede municipal de saúde de Ribeirão Preto. Levantamen­to feito pela Companhia de Desenvolvimento Econômico (Coderp) aponta que, desde que foi colocado à disposição da população, em 2017, já fo­ram feitos 257.095 acessos à tecnologia via aplicativo, pelos celulares de ribeirão-pretanos, e 11.571 instalações do app.

Na semana do dia 8 de feve­reiro foram registrados 6.607 acessos, e no mês de janeiro, foram contabilizados 23.245 acessos à tecnologia, sendo 438 via site e 22.807 pelo app. O aplicativo “Saúde Digital” permite ao usuário pesquisar data, horário e local de con­sultas médicas, acompanhar faltas, agenda de vacinação, verificar a disponibilidade do resultado de exames, estoque de medicamentos e localizar a unidade de saúde mais próxi­ma de sua residência.

Para acessar o “Saúde Di­gital”, o paciente precisa ter em mãos o número do cartão nacional de saúde e do Hygia. Inseridos no sistema, o usuá­rio digita seu e-mail para re­ceber uma senha. Para come­çar a receber as notificações, o usuário precisa “atualizar o cadastro”, tanto no site quan­to no aplicativo.