Tribuna Ribeirão
Geral

Larga Brasa

Política habitacional
Falta ao município uma política habitacional que atenda a clas­se dos assalariados de baixa renda. Em outros tempos muitos empreendimentos foram viabilizados via Cecap e por outros meios para quem tem rendimento de um salário mínimo, com prestações de no máximo 30% da renda, além de manter um sistema do tipo “consórcio”. Cobria o saldo devedor dos imóveis por motivo de doença ou de desemprego. Assistentes sociais analisavam caso a caso.

“Minha Casa Minha Vida”
O programa “Minha Casa Minha Vida”, em que os construtores recebem via governo federal (Caixa Econômica) para finan­ciar conjuntos habitacionais, sempre é maior que o previsto no Plano 1. O tipo de financiamento tem todas as regras que definem uma habitação sem viés social, mas o empréstimo normal, com a rigidez daquele com retomada “online” caso o mutuário deixe de pagar um número de prestações, é combi­nado contratualmente.

Cohab
A ação contra o devedor é rápida, mesmo na pandemia. Quan­do menos se espera um oficial de Justiça avisa o mutuário de que seu imóvel ficará em “depósito judicial”. A Cohab hoje simplesmente é um cadastro de candidatos à casa própria, vendido para a Caixa, que não faz conjuntos habitacionais para a baixa renda.

Decore
Alguns investidores e construtores utilizavam um tal de “de­core”, uma fórmula de fugir dos rigores da renda de algumas famílias. Alguns escritórios faziam a renda do candidato “in­char”, criando problemas para o pagamento das parcelas e facilitando a retomada dos imóveis. O certo é que de todas as habitações edificadas quase nenhuma foi pelo sistema “Minha Casa Minha Vida 1”. Ao que consta nunca houve uma CPI para se apurar esta prática.

Postagens relacionadas

Vale soube de problemas 2 dias antes de desastre

Redação 1

Bolsonaro cria a primeira estatal de seu governo, a NAV Brasil

Redação 1

PUBLICIDADE: ABTV

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com