Jornal Tribuna Ribeirão

Leitura para confortar pacientes com câncer e leucemia em RP

RAWPIXEL

O Observatório do Livro abre inscrições para partici­pantes de seu novo projeto em Ribeirão Preto. Trata-se do “Tomates Verdes Fritos”, que tem como objetivo principal propiciar maior bem-estar físi­co e emocional a pacientes em tratamento contra o câncer e a leucemia por meio das téc­nicas da Biblioterapia. Assim como outros programas da ins­tituição, este também é voltado para pessoas acima de 60 anos e utiliza como recurso a leitu­ra de literatura para promover também apaziguamento, cons­cientização, autoconhecimento e redução dos níveis de estresse, ansiedade e angústia.

A Biblioterapia, aplica­da com sucesso em diversos países como serviço públi­co essencial por sua eficácia, apresenta resultados rápidos e comprovados com custos baixos de implementação. No “Tomates”, ela será aplicada por mediadores de leitura, psicólogos e estagiários dos últimos anos da Faculdade de Psicologia que atuarão como biblioterapeutas e escolherão os livros em função dos perfis dos participantes.

Para participar é muito simples. Basta ter 60 anos ou mais, estar residindo em Ri­beirão Preto e ter um histórico de tratamento de câncer ou leucemia. O projeto utilizará livros impressos escolhidos pe­los curadores que atuam com o uso terapêutico da leitura li­terária, de acordo com o perfil do participante. Vale lembrar que as vagas são limitadas.

Galeno Amorim, idealiza­dor do projeto, observa que é muito importante ocupar o tempo livre dos pacientes com a leitura de livros literários e criar, ainda, momentos de acolhimento, prazer, entrete­nimento, escuta empática e re­flexão. “E conquistar o envol­vimento de pessoas próximas dos pacientes”, destaca.

Enquadrado na Lei do Idoso, o “Tomates Verdes Fri­tos” é realizado em parceria com o Conselho Municipal do Idoso e tem o patrocínio de Multilaser, Giga, Sotreq, Austral e apoio de Nitroqui­mica, Foroni, Vinci e Hos­pital São Lucas. Para outras informações:
https://www.facebook.com/observatorio­dolivro. As inscrições para os participantes podem ser fei­tas pelo telefone ou Whatsa­pp do Observatório do Livro (16) 3421-6914 e pelo link https://forms.gle/V189D9T­Zgv5X6jbR9.

Deixe o seu comentário:

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com