Monte Verde, a Suíça Mineira

0
86
DIVULGAÇÃO

Quem pensa que o estado de Minas Gerais é só calor, é porque ainda não conhece Monte Verde, distrito da cida­de mineira de Camanducaia. O destino está a 1.554 metros de altitude e se fosse emanci­pado, seria o segundo municí­pio mais alto do Brasil.

Monte Verde fica na Serra da Mantiqueira, ponto mais alto de Minas Gerais, e faz di­visa com o estado de São Pau­lo. O clima é tropical de alti­tude, indo dos 25°C no verão ao 0°C no inverno. Por conta desse frio todo, é conhecida como a “Suíça Mineira”.

Rodeada de picos e mon­tanhas, situação geográfica favorável ao clima europeu, Monte Verde é reconhecida como estância climática é vi­sitada por muitos turistas. O distrito foi um dos primeiros a reabrir durante a pandemia e tem recebido um fluxo de visitantes de todo o Brasil.

As Pousadas Jardim da Mantiqueira e Pedras e So­nhos, do casal Clarines e Val­dir Ruppel, são dois estabele­cimentos hoteleiros dos mais bem avaliados da região.

“Tivemos que ficar para­dos por mais 100 dias, du­rante a pandemia, e depois da reabertura consciente de Monte Verde, pudemos con­ferir o valor real das mágicas montanhas que nos cercam. As pessoas vieram dos mais longínquos estados e cidades brasileiras e se encantaram com a abundante natureza de nossa região, a qualidade de nossa água e o acolhimento dos comerciantes de Monte Verde”, diz Clarines.

Perfeita para casais apai­xonados, Monte Verde tam­bém é a Minas do romantis­mo. O clima frio é apropriado para a ocasião, já que muitos turistas escolhem a cidade para comemorar namoros, noivados e casamentos.

A gastronomia local, como rodízios de foundue e trutas, também é grande aliada.

Já as belas paisagens com­põem o cenário ideal para Mon­te Verde ser tanto adorada pelos visitantes. Lojinhas descoladas, chocolates artesanais, artesanatos diferenciados, e restaurantes com boa e diferenciada gastronomia são os principais atrativos.

O vilarejo ainda agrada não só os casais, mas também os amantes da natureza e qual­quer turista que tiver espírito aventureiro. A Cascata da Se­riema e a Cachoeira dos Pre­tos, que ficam na região pró­xima ao distrito, estão entre as paradas imperdíveis, ao lado de outros atrativos como o Mirante do Aeroporto, o Pico Selado, a Pedra Redonda, a Pe­dra Partida, o Platô, o Parque Verner Grinberg, as trilhas do Chapéu do Bispo e do Pinhei­ro Velho e, mais recentemente, um passeio ecológico e agradá­vel para a toda a família, o Par­que Oschin, que na verdade é uma enorme reserva de Mata Atlântica abrigando algumas centenas de araucárias.

Outros atrativos são: a pa­tinação no Gelo e o IceBar, que também são interessan­tes para todas as idades.

Por conta do clima agradá­vel e as paisagens da Serra da Mantiqueira, há quem ainda esteja na expectativa de conhe­cer Monte Verde. Mesmo com as altas temperaturas ocorri­das nos últimos meses, Monte Verde mantém um delicioso e prazeroso clima de montanha, com dias ensolarados e noites pra lá de refrescantes.

Comentários