FOTO: TÁBATA BARBOSA

O mês de outubro chega recheado de atrações para a criançada se divertir no Ribei­rãoShopping. Um dos destaques é o tradicional Festival de Teatro Infantil, que está em sua 29ª edi­ção. O evento, que começa nesta quinta-feira (10) e vai até domin­go, dia 13, na Praça de Eventos A, no Setor Terra Vermelha do empreendimento, conta com seis diferentes apresentações tea­trais com personagens inspirados nos contos de Monteiro Lobato (1882-1948). A entrada é livre e gratuita.

O diferencial desse ano é o cenário, que já existe no local, ao lado da réplica da maria-fumaça “Mogiana”, que passava por Ri­beirão Preto. Com locomotiva, vagão carvoeiro e vagão de pas­sageiro, o trem possui 30 metros de comprimento, 13 bancos du­plos de madeira, iguais ao origi­nal, e cabine do maquinista com comandos idênticos ao trem. Os visitantes podem visitar a cabine e o vagão de passageiros e fazer inúmeras fotos e selfies.

Os espectadores poderão as­sistir às apresentações e interagir com o cenário, que faz parte da exposição “Brincadeira à moda antiga”, remetendo a um passado repleto de brincadeiras simples e criativas. Com o objetivo de esti­mular a interatividade, a mostra reúne mais de dez brincadeiras e jogos, entre bonecas, peteca, ama­relinha, bolinha de gude, bambo­lê, cinco marias, botão, bola, jogo de botão, pião, e pular corda.

Alguns deles estão em tama­nho gigante, como dama, jogo da velha, xadrez com tabuleiro, memória infantil, dominó, tan­gran, torre e dados. O espaço é decorado por uma boneca inflá­vel com cinco metros de altura e por uma árvore de pipas. Além disso, as apresentações teatrais trazem a nostalgia do passado, da vida no campo reforçada nos contos de Monteiro Lobato. Nes­ta quinta-feira (10), o espetáculo “O Picapau ficou vermelho” abre o evento, às 19 horas.

Já na sexta-feira, dia 11, o pú­blico poderá assistir às peças “O Poço do Visconde”, às 16 horas, e “A Pílula Falante”, às 19 horas. O espetáculo “Narizinho Narigão” será encenado no sábado, dia 12, às 16 horas, e “Na Escolinha de Dona Benta”, às 19 horas. O encerramento do festival acon­tece no domingo, dia 13, com a apresentação da peça “Emília e suas Memórias”, às 16 horas. As apresentações são assinadas pelo Grupo Melancia. O RibeirãoSho­pping fica na avenida Coronel. Fernando Ferreira Leite nº 1.540, Jardim Califórnia, na Zona Sul de Ribeirão Preto. Mais informações pelo site ribeiraoshopping.com.br.

“Para o RibeirãoShopping, o mês de outubro é sempre muito especial. Todos os anos oferece­mos uma programação infantil que mescla cultura, interativida­de, lazer e muita diversão em fa­mília. Os espetáculos da 29ª edi­ção do Festival de Teatro Infantil estarão em um cenário diferente, junto com diversas brincadeiras antigas e com a réplica da Maria Fumaça, que somados aos per­sonagens inspirados nos contos de Monteiro Lobato, levarão os clientes a outra época do passa­do”, completa Marcos Botelho, gerente de marketing do Ribei­rãoShopping.

Comentários