Você sabia que a Capela de Santo Antônio, em Brodowski, abriga a tela “Santo Antônio”, de Candido Portinari (1903- 1962)? Conheça mais sobre a obra na exposição virtual que será realizada pelo Museu Casa de Portinari, instituição da Se­cretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, gerida pela Acam Portinari.

A exposição virtual “Santo Antônio” está repleta de in­formações e dados históricos sobre a construção da primei­ra Igreja Matriz de Brodowski, tela “Santo Antônio”, de Porti­nari, e sobre a praça Candido Portinari, além de fotografias de obras do artista, pelas lentes do fotógrafo Leandro Lé, entre vários conteúdos da temática.

A mostra começa neste domingo, 13 de junho, Dia de Santo Antônio, às nove horas, pelo site oficial da exposição, disponibilizada também no site da instituição. Acompa­nhe na íntegra e conheça a pintura que representa Santo Antônio com o menino Jesus nos braços, produzida em óleo sobre tela, em 1942, por Portinari. Orações, simpatias e depoimentos sobre os mila­gres concebidos pelo famoso Santo também estão disponí­veis.

Além disso, a agenda do Museu conta também com a ação “Domingo com Arte Virtual”, que apresenta o ar­tista Miguel Angelo, no do­mingo (13), às 16 horas, pe­las redes sociais. Junho é um mês conhecido pelas famosas festas juninas. Na terça-fei­ra (15), a atividade “Família Legal” conta detalhes sobre quadrilhas e músicas típicas deste evento. Será às dez ho­ras, nas redes sociais do equi­pamento.

O espaço cultural de Bro­dowski abre de terça-feira a domingo nesta fase do Plano São Paulo, das onze às 16 ho­ras, com 40% da capacidade de ocupação, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcio­nários e visitantes. Às segun­das-feiras, o espaço é fechado para manutenção e limpeza. Fica na praça Candido Por­tinari nº 298, no Centro de Brodowski. Informações pelo telefone (16) 3664-4284.

Antiga residência de Candi­do Portinari, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari com­pletou 51 anos em 14 de março. A Capela da Nonna completou 80 anos. As atividades educati­vas e culturais e o tour virtual es­tão disponíveis de forma online pelas redes sociais e site oficial da instituição (www.museucasade­portinari.org.br/culturaemcasa).

Candido Portinari
Filho de imigrantes italia­nos nascido em Brodowski, em 30 de dezembro de 1903, Candido Portinari mani­festou sua vocação artística desde criança. Ao longo de sua carreira, pintou mais de cinco mil obras, entre elas os painéis “Guerra e Paz”, ofere­cidos pelo governo brasileiro à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos.

Morreu em 6 de fevereiro de 1962, aos 58 anos, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava. Criou desde peque­nos esboços até grandes obras, murais e painéis. O artista foi o pintor brasileiro que conseguiu maior projeção internacional devido ao seu talento artístico e sua atuação no cenário cultu­ral e político do Brasil.