Jornal Tribuna Ribeirão

Novo espaço cultural em RP

FOTO: LAURA SIENA

Criatividade, amizade e amor pela arte uniram os artistas Cláudia Benedetti e Rafael Corrêa para criarem um novo espaço em Ribeirão Preto, o Divino Ato – Terri­tório Cultural. O carro che­fe é o teatro somado à ideia do trabalho em coletividade e colaboração. Em frente à Praça 7 de Setembro, o lo­cal também será sinônimo de muito aprendizado, com cursos, oficinas, workshops e produções teatrais.

Para os diretores artísticos culturais do Divino Ato, o es­paço está aberto para todos que querem fazer arte. “O nas­cimento do ‘Divino’ apenas mostra que há pessoas que pensam em teatro como ins­trumento de evolução e pen­samento e que simplesmente precisam dessa expressão. Um lugar que fervilha novos projetos e que sobrevive a um momento muito difícil. Va­mos produzir teatro e ensino de qualidade com trocas de experiências”, diz Rafael.

Cláudia destaca que será uma caminhada focada no coletivo. “Os profissionais que darão oficinas aqui não se­rão contratados por nós, se­rão sempre nossos parceiros. Esperamos que as pessoas se envolvam e que o lugar seja sustentável e gere seu autofi­naciamento”, explica. “O teatro é um espaço colaborativo. Va­mos aprender e construir coi­sas juntos. Estamos edificando um espaço de responsabilida­de com a arte”, completa.

A primeira oficina prática “Nelson em Ação: Corpo e Ex­pressividade no Teatro de Nel­son Rodrigues” aconteceu no dia 25 de agosto ministrada por Cláudia Benedetti e a próxima na agenda será a oficina “Da criação à Arte” no dia 6 de no­vembro, ministrada por Richard Oliveira com o apoio artístico de Marcos Poellnitz. A oficina “In­trodução à História do Teatro Ocidental” ministrada por Rafa­el Corrêa, atualmente mediada por tecnologia, terá sua segunda turma em fevereiro.

Além das produções e cursos, o Divino Ato também será um ponto de encontro para outros artistas. “Nós va­mos estender esse espaço para a ocupação de diferentes tipos de arte. Como exposições, artes plásticas, por exemplo. Queremos ser uma referência de cultura”, ressalta Cláudia.

Companhia Teatral
O Divino Ato também é uma companhia de teatro com diferentes núcleos de elenco e já possuí quatro grandes pro­duções em seu repertório: “Viúva Porém Honesta” e “A Senhora dos Afogados”, tex­tos de Nelson Rodrigues com direção de Cláudia Benedetti. “A Mulher Macaco” texto de Paulo Faria com adaptação de Rafael Corrêa e “A Casa de Bernarda Alba”, texto de Fede­rico García Lorca, ambas com direção de Rafael Corrêa.

Uma novidade está sendo preparada, o primeiro Festival de Teatro Rodriguiano do In­terior de São Paulo. “Temos o aval da ‘Cia de Repertório Ro­driguiana’ da capital, o apoio de Crica Rodrigues, neta de Nelson Rodrigues, e a realização deste evento cultural será feita em par­ceria com a ‘Cia Representando a Arte’”, conta Cláudia.

Deixe o seu comentário:

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com