ARIANE ARTOLI

O calçadão de Ribeirão Preto vai virar um picadeiro nesta semana, na terça (12) e na quarta-feira, 13 de fevereiro, sempre a partir das 17 horas, com a apresentação dos espe­táculos circenses “A Louca das Frutas” e “Figaza Show”, com a malabarista, palhaça, musicis­ta e cenógrafa argentina Painé Santamaria. A entrada é franca e livre para o público de todas as idades.

A artista desenvolve tra­balhos e pesquisas sobre a arte circense há 16 anos, com especialização em malaba­rismo contemporâneo e es­petáculos de rua. Já realizou apresentações em nove países entre a América Latina e a Europa, participando de di­versos festivais, convenções circenses e projetos sociais, se nutrindo do trabalho gru­pal e também se desafiando ao espetáculo solo.

Em “A Louca das Frutas”, performance que será apresen­tada na terça-feira (12), às cinco da tarde, no calçadão, a artista mostra que as frutas compõem todo um universo circense. Na apresentação da portenha Pai­né Santamaria voam laranjas e maçãs em um equilíbrio de frutas e facas. Uma interven­ção em que o circo encontra os frutos da terra para nos impressionar e nos divertir.

“Figaza Show”, um espetácu­lo solo-feminino de rua criado em 2013 por Painé Santamaria e que estará em cartaz na quarta-feira (13), no mesmo horário e local, já percorreu vários países da América Latina e da Europa será apresentado. A artista está sempre se aperfeiçoando com as experiências que a rua propor­ciona. Figaza é uma palhaça pi­cante e ácida que esconde tam­bém ternura.

O foco são as destrezas que a artista acumulou ao longo de sua jornada, como malabaris­mo, equilibrismo, música, ma­nipulação de bolhas de sabão e globoflexia, e o tempero é a improvisação e a participação do público de todas as idades. A promoção é do Sesc Ribei­rão Preto.

Comentários