O jogo e a natureza

0
20

Um dos mais extraordinários lógicos do século XX foi o austríaco Wittgenstein. Afirma-se que se converteu no prin­cipal filósofo da época. Era filho de família abastada que se dedicava ao conhecimento científico e à arte. A sua irmã foi modelo de um dos mais aplaudidos quadros de Gustav Klimt. Três dos seus irmãos suicidaram-se. Wittgenstein abriu mão de sua herança, deixando-a para seus irmãos.

Ainda estudante, foi encaminhado para Linz, Alemanha, onde iniciou seus estudos em engenharia. Na época, Hitler estudava na mesma escola. Dali se matriculou em Manchester para desenvol­ver seus conhecimentos sobre a engenharia de aviação. O avião era um objeto que muito atraia o conhecimento científico.

Caminhando por essas veredas, aproximou-se Bertand Russell que o encaminhou para Cambridge, onde se tornou um dos seus notáveis pesquisadores. Registre-se que Russell e Eisenstein elaboraram profundo trabalho contra a prolifera­ção das bombas de eliminação em massa. A visão de Russell deu-lhe o Prêmio Nobel da Paz.

Wittgenstein escreveu dois livros “Tratado Lógico-Filosó­fico” e “Investigações Filosóficas”.

Dedicou-se principalmente ao estudo da lógica contida nas palavras. Manteve um forte desentendimento com Russell após ter ele prefaciado o seu primeiro livro.

Durante a Primeira Guerra afastou-se de Cambridge e alistou-se ao exército austríaco. Encerrada a guerra foi preso, permanecendo detido na Itália.

Sendo libertado, voltou para a Áustria, passando a dar aulas nas escolas primárias mais atrasadas do país. Indagado se não cometia um erro em trocar Cambridge por escolas primárias, respondeu que os alunos daquelas escolas formu­lavam questões mais complicadas do que os matriculados na famosa escola inglesa.

Um dos seus alunos de uma escola primária formulou a seguinte questão: “Professor, acompanhei as disputas dos jo­gos olímpicos. Havia disputas conhecidas como ‘jogos’, como jogo de futebol, de xadrez, de basquete etc. E outras disputas que não eram ‘jogos’, como salto em altura, cem metros rasos, salto com vara etc. Qual a diferença existente entre as dispu­tas que são jogos e as outras que não são?”

O pensador concluiu que as disputas que são jogos são disciplinadas por leis criadas pelos homens, como jogo de xadrez ou de futebol. Ao contrário, aquelas outras, como salto de vara, corrida de cem metros, não são jogos porque suas regras são oriundas da natureza.

Conclui-se que o estudo das leis criadas pelos homens inauguraram o principal campo da ciência jurídica que tem como essência o jogo de normas destinadas as hipotéticas soluções encontradas na sua existência: as leis criadas pelos homens não são frutos da natureza.

Wittgenstein exerceu forte influência sobre os positivistas ló­gicos do Círculo de Viena Foi convidado por Moritz Schlick anos antes de este último ser assassinado por um seu aluno nazista.
De sua acertada conclusão, os pensadores laterais passaram a ter uma visão diferente da estrutura das normas naturais e das normas humanas, redefinindo seus limites e a essência de suas aplicações e até mesmo o método revelador de sua incidência.

Wittgenstein tornou-se jardineiro de um mosteiro vienense, quando pensou em ser sacerdote, para depois retornar para a Inglaterra onde se destacou como professor de Cambridge. O seu segundo livro foi publicado depois de sua morte.

Uma das suas sínteses mais conhecida: “o que se pode dizer pode ser dito claramente e aquilo que não se pode dizer tem de ficar em silêncio”.

Comentários