O poder da gratidão

0
18

Tenho certeza que, após esta pandemia, ninguém mais será o mesmo. Vivemos momentos de intensas mudanças, de perdas repentinas e irreparáveis, instantes de grandes refle­xões e aprendizados, e muitos desafios a serem superados. Fomos obrigados a olhar para dentro, nos questionar, a nos reinventar e avaliar qual o verdadeiro sentido da vida. E acre­dite, nunca é tarde para ser grato.

São nos momentos mais complexos que o poder da gra­tidão entra como um bálsamo em nossa alma aflita e com medo de um inimigo invisível. Essa força do reconhecimento, do agradecimento chega derrubando tudo, abalando nossas estruturas emocionais, físicas e espirituais.

Repito, nunca é tarde para ser grato, experimente o poder da gratidão!

Redefina suas conexões, jogue fora o que te machuca e que certamente não contribui para sua evolução. Dê valor aos pe­quenos gestos, aprecie cada conquista, valorize cada segundo da sua vida e minimize as dores e medo. E principalmente, demonstre verdadeiramente a gratidão, pois certamente este gesto será edificante para quem o receber.

Em tempos tão incertos, aprendemos, nos reinventamos, sofremos e permanecemos na luta, com a certeza de que dias melhores surgirão onde a pacificação e o amor predominem.
Infelizmente, muitas pessoas estão descrentes, demons­trando até mesmo uma certa perda de motivação. Começa­ram a perceber que perdemos muito tempo com coisas tão irrelevantes e que, na rotina louca deste mundo frenético, tendemos a automatizar as atitudes e esquecer de observar, apreciar e dar valor naquilo que realmente é relevante.

A mão invisível do mercado torturou nossas mentes. Como num momento tão triste, o poder econômico, o lucro buscado por alguns poderia se sobrepor à vida humana? Como explicar as perdas? Como não assumir nossa parcela de responsabilidade? Teria sido a pandemia o resultado das impensadas ações humanas? São questionamentos complexos que nenhum de nós pode responder sem uma ampla reflexão.

Eis que um fato acalenta meu coração. Fui tomada de um sentimento muito forte ao receber a carta de agradecimento de um ex-aluno. Como uma singela carta de gratidão pode ser o combustível necessário para continuar a luta?

Após ser tomada pela energia do poder da gratidão, respondo que com certeza neste momento da minha vida, que sofri a dor da perda e ainda não me acostumei com a ausência, receber a demonstração de gratidão de um ex-aluno reacendeu minhas forças para continuar a lutar. Me fez revi­ver a trajetória, relembrar os obstáculos superados e valori­zar as conquistas alcançadas, e principalmente, reafirmou a esperança de que exemplos de gratidão possam inspirar ainda mais pessoas. Obrigada Dr. Charles.

Comentários