23 C
Ribeirão Preto
20 de abril de 2024 | 12:56
Jornal Tribuna Ribeirão
Em Ribeirão Preto as recitas acontecerão nos dias 06/04 às 20 horas e no dia 07/04, às 19 horas, no Teatro Minaz, com entrada gratuita (Claudio Frateschi)
Início » Ópera Gianni Schicchi será apresentada em Ribeirão e Barretos
CulturaDestaque

Ópera Gianni Schicchi será apresentada em Ribeirão e Barretos

Buoso Donati morre em sua cama e a família se reúne para prestar condolências, mas o real interesse é achar o testamento e saber quem fica com a herança do rico homem. Quando encontram o testamento descobrem que os principais dotes foram deixados ao monastério.

Para resolver o problema, o único que poderia ajudá-los seria o novo rico e oportunista Gianni Schicchi, que com suas artimanhas coloca a Família em diversas enrascadas para conseguir a herança. Essa é a história da ópera “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini, que a Cia. Minaz apresentará em Ribeirão Preto e em Barretos nos dias 06,07 e 09 de abril respectivamente.

A produção da Cia. Minaz estreou em março de 2017 com versão para o português e direção musical do maestro Abel Rocha, maestro da Orquestra Sinfônica de Santo André e professor de regência do Instituto de Artes da UNESP, com direção cênica realizada por André Cruz, ator dos grupos Fora do Sério e Cornucópia e diretor cênico da Cia. Minaz, direção artística de Ivo Rinhel D’Acol e Gisele Ganade e cenografia realizada por Ivo Rinhel D’Acol.

Em 2024, a montagem da Cia. Minaz  tem regência, direção musical e adaptação para o português  do maestro Abel Rocha, direção cênica de André Cruz, cenário e iluminação de Ivo Rinhel D’Acol. O elenco é formado por solistas da Cia. Minaz, além dos artistas convidados, Lício Bruno no papel título, Gianni Schicchi e Anderson Barbosa no papel de Simone, todos acompanhados pela Camerata Minaz.

A ópera Gianni Schicchi de Giacomo Puccini estreou em 1918 integrando uma trilogia com as óperas  Il Tabarro e Suor Angelica. Foi composta com base no Canto XXX do Inferno da Divina Comédia de Dante Alighieri ( – 1321). A obra de Dante é dividida em três livros:  Inferno, Purgatório e Paraíso. No Inferno, o autor citou seus desafetos, entre eles Gianni Schicchi, cidadão de Florença, que teria falsificado o testamento de Buoso Donati (parente da esposa de Dante, Gemma Donati) deixando a maior parte dos bens de Buoso, para a família Schicchi.

Em Ribeirão Preto as recitas acontecerão nos dias 06/04 às 20 horas e no dia 07/04, às 19 horas, no Teatro Minaz, com entrada gratuita. Em Barretos, a ópera acontecerá dia 09/04, às 20 horas, no Centro Cultural Osório Falleiros da Rocha – Teatro Cine Barretos, que está localizado na Rua Vinte, 864, no Centro. Os ingressos para as duas apresentações podem ser retirados no site da Cia. Minaz ( www.minaz.com.br)

Mais informações no site www.minaz.com.br  e também nas redes sociais da Cia.Minaz.

 

 

Mais notícias