Elas enfeitam a casa, os jar­dins e ganham cada vez mais ad­miradores. E para espalhar essa beleza, o Shopping Santa Úrsula recebe, entre esta sexta-feira, 1º de setembro, até domingo (3), o 5º Festival de Orquídeas. Du­rante o evento, o público poderá admirar mais de 100 espécies diferentes em exposição e dispo­níveis para venda. A entrada é franca. O empreendimento fica na rua São José nº 933, na região central de Ribeirão Preto. Mais informações pelo telefone (16) 2102-7400.

O evento reúne uma va­riedade de plantas, entre flores exóticas, mudas, vasos, adubos, substratos, entre outros acessó­rios para plantas, com preços a partir de R$ 5. Neste sábado, dia 2, haverá oficina às dez e às 15 horas com duração de 1h30 cada sobre plantio e cultivo de orquídeas com o biólogo Breno Furlan Bueno. As inscrições são limitadas. Mais informações pelo telefone (16) 98831-8841.

Orquídeas são todas as plantas que compõem a família “Orchidaceae”, pertencente à ordem “Asparagales”, uma das maiores de plantas existentes. Apresentam variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais.

Maioritariamente epífi­tas, crescem sobre as árvo­res, usando-as somente como apoio para buscar luz. Não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decom­posição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raízes. Elas encontram muitas formas de reprodução: na natureza, principalmente pela dispersão das sementes mas em cultivo pela divisão de touceiras, semeadura in-vitro ou meristemagem.