Paciente espera até 26 meses por consulta

0
123

Especialidades como fisioterapia, gastroenterologia adulto e proctologia têm tempo de espera entre 16 e 26 meses na rede pública municipal

O agendamento de consultas e exames em pelo menos dez especialidades na rede pública de saúde de Ribeirão Preto está demorando entre cinco a 26 meses – mais de dois anos. A denúncia é do vereador Marinho Sampaio (MDB). Segundo o emedebista, as informações constam em da resposta ao requerimento que ele enviou à Secretaria Municipal da Saúde. 

No documento, o parlamentar questiona o tempo para o agendamento nas especialidades médicas oferecidas pelo município. De acordo com as respostas enviadas ao vereador, com 57 tópicos, as especialidades com maior tempo de espera são dermatologia (dez meses)fonoaudiologia (13 meses, mais de um ano), fisioterapia e gastroenterologia adulta (16 meses) e proctologia, com 26 meses. 

O Tribuna verificou no site da Secretaria Municipal da Saúde o tempo médio para o agendamento e constatou no link do Complexo Regulador. Segundo o parlamentar, a demora no agendamento foi apenas o primeiro levantamento que ele está realizando no setor da saúde municipal. Outros, como a falta de médicos na psiquiatria, a de leitos nos hospitais e o aumento dos casos de dengue na cidade também estão sendo realizados. 

Sampaio afirma que assim que estiver com todos os documentos destes levantamentos, irá decidir se pedirá a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o assunto ou se solicitará que o Ministério Público Estadual (MPE) tome as medidas judiciais cabíveis. “Temos informações, por exemplo, de que na psiquiatria infantil a demora é muito grande e que o município tem apenas um médico especializado neste tipo de atendimento”, exemplifica.

O site da Secretaria Municipal da Saúde, no link Complexo Regulador, confirma o tempo de espera para agendamento. Entretanto, afirma que não existe fila de espera para os casos de pacientes que aguardam agendamento para hemodiálise, oncologia e prioridades (definidas pelo médico solicitante e ratificadas pelo médico regulador). “No instante em que o encaminhamento chega ao Complexo Regulador é autorizado e reenviado ao prestador de serviço da Rede para contato com o paciente e agendamento da consulta”, diz o texto. 

O texto informa ainda, que a fila de espera para consultas especializadas é um processo dinâmico e que muda conforme ações do Complexo Regulador para gerenciá-las, como mutirões, matriciamentos, contratações de novos profissionais, entre outras

Alfredo Risk/Arquivo
Marinho Sampaio diz que vai aguardar todos os levantamentos para decidir se pedirá instauração de CPI ou se fará denúncia do Ministério Público

BOX
Especialidades com mais
tempo de espera em RP
Cardiologia: cinco meses
Hematologia adulta: sete meses
Ortopedia: sete meses
Pneumologia: sete meses0
Cirurgia ginecológica: nove meses
Dermatologia: dez meses
Fonoaudiologia: 13 meses 
Fisioterapia16 meses 
Gastroenterologia adulto16 meses
Proctologia26 meses 

 

Comentários