Palestra gratuita destaca composição de orquestras

0
31
ANDRÉ ESTEVÃO

O projeto Música Criança de São Joaquim da Barra apresenta mais uma palestra de sua série educativa musical e, desta vez, traz como tema a orquestra. A trans­missão acontece nesta sexta-fei­ra, 27 de novembro, às 15 horas, nos canais do projeto no Youtube (Projeto Música Criança) e Insta­gram (@musicacrianca).

Totalmente gratuita, a pales­tra tem o intuito de despertar o público para a composição de uma orquestra sinfônica e sua harmonia entre os naipes (gru­pos de instrumentos musicais). Quem apresenta o tema é a pro­fessora Paula Naime.

Ela dá aulas de flauta no pro­jeto Música Criança. De acordo com a professora, a educação pela música tem papel funda­mental na formação, principal­mente de crianças. “Acreditamos na educação através da música e por isso usamos as analogias dos corpos instrumentais.”.

Sobre a composição da or­questra, a professora enfatiza que se assemelha a uma sociedade com núcleos distintos trabalhan­do por objetivos comuns. “É assim com a orquestra, não existe parte ou instrumento menos importan­te, todos com suas diferenças e ca­racterísticas, se complementam”, afirma Paula Naime.

As palestras educativas do Música Criança são contrapar­tidas do projeto à sociedade e se­riam realizadas presencialmente, mas em decorrência das medidas de isolamento social para conter a disseminação do novo corona­vírus, tiveram de ser adaptadas ao ambiente virtual.

Comentários