A educação a distância (EAD) vem alcançando cresci­mento cada vez mais expressi­vo no Brasil. Segundo estima­tivas da Associação Brasileira Mantenedora de Ensino Su­perior (ABMES), em parceria com a empresa Educa Insi­ghts, em 2022, o número de universitários nessa modali­dade de ensino será maior do que na presencial.

A projeção inicial era para 2023, porém o processo foi acelerado pela pandemia, com as quedas nos índices de em­prego e renda da população, as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o distanciamento social e o aumento de ofertas de cursos dessa modalidade.

Segundo o Censo da Edu­cação Superior 2019, o número de novos alunos em cursos de graduação a distância aumen­tou 378,9% em um período de dez anos. Um levantamento realizado pelo Instituto Na­cional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 2009 a 2019 – antes da pandemia de covid-19 –, revelou que o número de ma­triculados no ensino superior a distância aumentou de 330 mil para mais de 1,5 milhão.

O estudo mostra ainda que, em 2019, pela primei­ra vez na história, o número de ingressantes em cursos de EAD ultrapassou a quantida­de de estudantes que inicia­ram a graduação presencial, na rede privada. Ao todo, 50,7% (1.559.725) dos alunos que ingressaram em instituições privadas optaram por cur­sos de EAD, enquanto 49,3% (1.514.302) escolheram ingres­sar na educação superior de modo presencial.

O EAD traz benefícios significativos aos estudan­tes. Além do menor valor da mensalidade, por ser uma mo­dalidade em que se estuda na própria residência ou trabalho, há economia com custos de transporte, estacionamento, alimentação, tempo de deslo­camento, entre outros.

Opções
Atualmente, os interessa­dos de qualquer lugar do Brasil contam com boas opções. Em Ribeirão Preto alguns cursos foram recentemente lançados pela Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Dentro da modalidade EAD, a ins­tituição oferece cinco cursos de graduação, oito cursos de pós-graduação em nível de especialização lato sensu e 16 cursos de extensão.

Os cursos contam com projetos pedagógicos, conte­údos e metodologias que pos­sibilitam formação qualificada e sintonizada com a contem­poraneidade. Constantemen­te atualizada para compor o portfólio profissional que o mercado precisa, a institui­ção trabalha com metodo­logia de projetos, sendo que cada disciplina possui uma Trilha Referencial de Apren­dizagem (TRA), que conduz o estudante aos conteúdos e atividades ministradas.

A plataforma é composta por vídeos que podem ser as­sistidos pelos estudantes no seu tempo, quantas vezes fo­rem necessárias. Além disso, os alunos contam com suporte acadêmico que inclui plantão semanal com um professor, que terá dia e horário previa­mente marcados para o escla­recimento de dúvidas, além de poder agendar um encontro por semana com o coordena­dor do seu curso.

Inscrições
As inscrições para os cur­sos da Unaerp Digital EAD podem ser realizadas através do site www.unaerp.br/digital

O ingresso nos cursos de graduação da Unaerp Digital EAD é pelo sistema de pro­cesso seletivo, que conta com quatro cursos de bacharela­do – Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Servi­ço Social – e um curso supe­rior de tecnologia, o de Gestão de Recursos Humanos.

O processo de classificação dos candidatos é feito pela nota do Enem (de 2009 a 2019) ou pela média da nota do histó­rico escolar dos três anos do ensino médio, ficando a crité­rio do candidato a escolha pelo sistema de seleção preferido.

Para os cursos de espe­cialização em nível de pós­-graduação e para os cursos de extensão, informações podem ser obtidas pelos te­lefones (16) 3603-6873 e (16) 3603-6808, ou pelo e-mail: [email protected]