Pérolas na educação de valores

0
18

O Centro do Professorado Católico da Arquidiocese de Ribeirão Preto, há 73 anos busca associar educadores e edu­cadoras, que são verdadeiras Pérolas na Educação de Valores! Aproximadamente dois mil professores integram nosso Cen­tro do Professorado Católico, que são Mestres inesquecíveis, pelos quais passaram milhares de cidadãos de nossa querida cidade e região. Quantos homens e mulheres, “fazendo a di­ferença” nas diversas áreas de nossa sociedade, usufruíram da nobre vocação à Educação de Valores de nossos associados!

Ser assistente eclesiástico do Centro do Professorado Ca­tólico enriquece nosso ministério sacerdotal e enobrece nossa vocação, também, ao magistério. Baluartes da sabedoria, nossos professores dedicados à formação de pessoas em sua integralidade e não somente em habilidades técnicas, sempre procuraram discernir o que significa ser sábio do simples­mente ser sabido!

O arsenal da sabedoria dos professores do Centro do Professorado Católico não consiste em proselitismo. Antes, forma pessoas capazes de transformar a sociedade à luz da ética, da cidadania em favor da dignidade humana. A luz que brilha no olhar, a doçura que balbucia dos lábios e a coerên­cia que exala entre o que ensinam e vivem, são a identidade de nossos amados professores. Amam a vocação de educar e educam para o amor!

Como sementes sob terrenos, os mais variados imaginá­veis, atuam no “silêncio”, quase que ignorados pelo prestígio ou reconhecimento de seus valores, competências, eficácia e influência positiva no caráter e na personalidade dos que têm o privilégio de aprender a “ser pessoas”. Gosto de pensar que o bem semeado pelos professores de nosso Centro do Profes­sorado Católico emerge concretamente, embora nem sempre tenha merecido o devido e justo reconhecimento.

Divulgam­-se escândalos e “tapas” por conta de maior ibope; ignoram-se a dedicação, o carinho e a beleza de educar para a vida digna de milhares de professores que teimam amar a vocação ao magistério, sendo em nossa sociedade as verdadeiras Pérolas na Educação de Valores!

Como seria edificante que o Centro do Professorado Ca­tólico da Arquidiocese de Ribeirão Preto fosse mais bem co­nhecido, para então ser mais reconhecido e amado por todos que almejam uma sociedade mais humana, justa, fraterna e solidária! Estar entre os amados Professores de nosso Profes­sorado, significa enriquecer nossa capacidade de sermos mais sábios do que simplesmente sabidos!

No próximo dia 11 de abril, completando 73 anos de fundação, nossa prece se remete a Deus com o coração agra­decido a todos, desde Dom Manoel da Silveira D’Elboux, seu fundador, passando por Cônego Arnaldo Álvaro Padovani, que por longos anos serviu o CPC como Assistente Eclesiásti­co, chegando à Professora Lourdes Jorge e toda sua Diretoria, que sempre incansável, se dedica diuturnamente pela promo­ção dos mestres que integram a linda Família do Centro do Professorado Católico. Sintam a ternura de nossa proximi­dade na oração de todos os dias, especialmente naquele, em nossa ação de graças toca de mansinho o coração misericor­dioso de Jesus Cristo, o Mestre dos mestres!