Jornal Tribuna Ribeirão

Pirassununga está entre as cidades paulistas recordistas de raios esta semana

Segunda quinzena de janeiro com calor e menos chuva no Sudeste

Foto Climatempo: foram mais de 100 mil raios em um dia no estado de SP

Adriana Dorazi – especial para o Tribuna

As chuvas fortes dos últimos dias vieram acompanhadas de muitos raios em todo estado de São Paulo. Um dos dias com mais registros foi a quinta-feira, dia 13, com 101.160 raios, sendo os municípios que mais registraram:

Jacareí (SP): 4955 raios
Santa Branca (SP): 4371 raios
Pirassununga (SP): 4329 raios
Mococa (SP): 3488 raios
Guararema (SP): 2774 raios

Já na cidade de SP, nesse dia, foram 837 raios, sendo 355 nuvem solo e 482 entre nuvens. Aliás, o estado que mais registrou raios foi São Paulo, logo em seguida Amazonas, com 87.557 descargas elétricas e Minas Gerais, com 55.876 raios. O levantamento é da Earth Networks.

Os raios mais comuns são as descargas elétricas atmosféricas que se formam em algumas nuvens que têm um grande desenvolvimento vertical e alcançam mais de 10 quilômetros entre sua base e o topo.

Segunda quinzena de janeiro com calor e menos chuva no Sudeste

De acordo com o Climatempo, as simulações da previsão de temperatura de vários modelos atmosféricos indicam forte aquecimento e grande redução da chuva na Região Sudeste no começo da segunda quinzena de janeiro de 2022.

O padrão de circulação atmosférica já está mudando. A Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) está se aproximando da Região Sudeste, e a circulação de ventos nos níveis médios da atmosfera vai ajudar a dificultar a formação de nuvens de chuva. Isso vai permitir com que os dias sejam bastante ensolarados, com alto índice de insolação, fazendo com que as temperaturas subam com mais facilidade. Há um grande potencial para temporais.

O fluxo de umidade tende a descer mais para o Sul do Brasil, o que é uma boa notícia, já que a Região que vem sofrendo com problemas de estiagem. Esse será um grande destaque neste início da segunda quinzena de janeiro. A parte norte da Região Nordeste e o Norte do Brasil ainda podem ter pancadas de chuva com forte intensidade no próximo período também.

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com