Jornal Tribuna Ribeirão

Rede estadual abre matrícula no dia 6

GUILHERME SIRCILI

Começa nesta segunda-fei­ra, 6 de dezembro, o novo pe­ríodo de inscrição para matrí­cula nas escolas estaduais, com ingresso em 2022. O processo é destinado àqueles que não possuem matrícula ativa na rede pública (estadual e mu­nicipal), como os oriundos da rede privada, de outros esta­dos, ou que perderam o prazo de rematrícula.

As inscrições podem ser feitas por responsáveis legais dos candidatos ou pessoas com mais de 18 anos, presencial­mente ou online. Para realizar o processo de forma remota os responsáveis legais dos candi­datos ou estudantes com mais de 18 anos devem acessar o link https://sed.educacao.sp.gov.br/NCA/PreInscricaoOn­line/login, preencher a ficha de inscrição e fazer o upload dos documentos necessários.

A inscrição será realizada somente após a aprovação dos dados encaminhados. Depois de ter a documentação aprova­da, o estudante será alocado na unidade escolar mais próxima de sua residência, com vaga disponível e ensino adequado à sua necessidade.

É obrigatório possuir um e-mail para realizar o pro­cesso. Os responsáveis legais dos candidatos ou estudantes com mais de 18 anos devem se dirigir a qualquer unida­de escolar da rede pública ou aos postos do Poupatempo e apresentar os documentos necessários – Registro Ge­ral (RG), histórico escolar e comprovante de residência.

Os resultados das inscri­ções ocorrerão a partir de 14 de dezembro e podem ser con­sultados por meio da Consulta Pública de Matrícula (https://sed.educacao.sp.gov.br/ ConsultaPublica/Consulta). O procedimento de inscrição de alunos que não fazem parte da rede pública estadual fica aberto ao longo de todo o ano letivo de 2022.

Este ano, em Ribeirão Pre­to, são 48.949 mil alunos em 82 unidades da Secretaria de Estado da Educação. Na área que envolve três das 91 Di­retorias Regionais de Ensi­no (DREs) – Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jaboticabal –, no ano passado estavam ma­triculados 99.432 alunos de 165 escolas da rede estadual.

O calendário para o ano le­tivo de 2022 já foi definido pela Secretaria de Estado da Educa­ção. As aulas em toda a rede es­tadual de ensino, para cerca de 3,5 milhões de alunos, ocorre­rão entre 2 de fevereiro e 23 de dezembro, nas 5.400 unidades em 645 municípios paulistas.

O calendário do ano letivo de 2022 prevê recessos ao final do primeiro e terceiro bimes­tres. As férias serão mantidas nos meses de julho e janeiro. Também estão previstos dois períodos para recuperação nas férias entre 4 e 21 de janeiro e 11 e 22 de julho.

As Semanas de Estudos Intensivos continuam em mo­mentos-chave de cada bimes­tre para reforçar, recuperar e aprofundar as aprendizagens essenciais para o percurso educacional dos estudantes. O calendário prevê ainda as datas para os conselhos de classe bimestrais e reuniões de planejamento/replaneja­mento e formação.

O Estado de São Paulo mantém um total de 5.400 escolas e atende a cerca de 3,5 milhões de alunos nos 645 municípios. A rede estadual conta atualmente com 1.077 escolas no Programa de Ensi­no Integral (PEI) e para 2022 estão previstas mais 953 uni­dades, totalizando 2.030 des­te modelo.

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com