Jornal Tribuna Ribeirão

Restrições em RP seguem até dia 30

ALFREDO RISK/ARQUIVO

Ribeirão Preto não aderiu à flexibilização do Plano São Paulo, que regula o funciona­mento das atividades econô­micas e de serviços durante o período da pandemia do novo coronavírus. As limitações de horário e público terminaram em 17 de agosto na maioria das cidades paulistas, mas o prefei­to Duarte Nogueira (PSDB) decidiu manter as regras até segunda-feira, dia 30.

A fase de transição está em vigor no estado desde o dia 18 de abril. Os estabelecimen­tos que realizam atividades comerciais e industriais, de prestação de serviços, de lazer e cultura no restante do estado podem definir o próprio horá­rio (respeitando as convenções trabalhistas) e atender o pú­blico até 100% de lotação, de acordo com a capacidade pre­vista em alvará.

Em Ribeirão Preto, porém, o prefeito baixou o decreto nº 189/2021, publicado na edição do dia 16 de agosto do Diário Oficial do Município (DOM), e protelou a liberação das ati­vidades e a volta de eventos sem restrição de público. Na lista estão feiras corporativas, convenções, congressos, ex­posições em museus e even­tos sociais, como casamentos, jantares, festas de debutantes e formaturas.

Nesta segunda-feira (30), Duarte Nogueira deve anun­ciar se vai manter as restrições por mais um período ou se vai acabar com as limitações. Até lá, o horário de funcionamen­to do comércio e de serviços é permitido até a meia-noite e a capacidade de ocupação está em 80%. A prefeitura emitiu nota sobre o assunto.

“A prefeitura acompanha indicadores como número de casos confirmados e ocupa­ção de leitos, além de orien­tações do Comitê de Contin­genciamento Covid-19, para a tomada de decisão nesse sentido. Informa ainda que no momento oportuno as novas regras de combate à covid-19 serão divulgadas”.

Não há mais toque de re­colher, que ante ocorria entre 23 horas as cinco da manhã do dia seguinte. Porém, o uso de máscara e o distanciamen­to social continuam valendo, além das medidas sanitárias e de higiene, como lavar bem as mãos e usar álcool em gel. O funcionamento dos parques municipais é autorizado das seis às 20 horas.

Eventos que gerem aglo­meração como shows, casas noturnas e competições espor­tivas com público (partidas de futebol, por exemplo) conti­nuam proibidos no estado. No comércio em geral, shopping centers e galerias e em restau­rantes, bares, lanchonetes e afins o atendimento vai até as 23 horas, mas a presença de clientes é permitida por mais 60 minutos, até a meia-noite.

Seguem liberadas com restrições todas as atividades comerciais, de serviços, lazer, cultura e educação – escolas particulares e públicas da rede estadual, já que as da rede mu­nicipal estão suspensas por decisão judicial. As regras va­lem para o comércio em geral, lojas de shopping centers e ga­lerias, salões de beleza, clínicas de estética, barbearias, escolas públicas e particulares, acade­mias, centros esportivos (qua­dras), pet shops, espaços cul­turais como cinemas, teatros, bibliotecas e museus, clubes re­creativos, igrejas e templos etc.

Já estão liberados o aten­dimento presencial em super­mercados, hipermercados e similares – padarias, açougues, varejões e outros estabelecimen­tos em que 70% de seus produ­tos sejam de caráter essencial –, óticas, lojas de material de cons­trução, oficinas mecânicas, parques e praças e feiras livres.

Os serviços de urgência e emergência, como os do setor de saúde – hospitais, clínicas médicas e veterinárias, farmá­cias e drogarias –, transporte individual (táxi e por aplicati­vo), abastecimento e seguran­ça não foram suspensos. Tam­bém podem atender postos de combustíveis.

Na maioria das cidades de São Paulo, a realização de eventos está autorizada desde o dia 17. Estão liberados, sem restrição de público, feiras cor­porativas, convenções, con­gressos, exposições em mu­seus e eventos sociais, como casamentos, jantares, festas de debutantes e formaturas e ca­sas de shows que funcionem como restaurantes, com mesas e distanciamento.

Deixe o seu comentário:

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com