Retomada do turismo em Maresias

0
60
DIVULGAÇÃO/ASSIMPTUR

Fabiano Ribeiro

Maresias, localizada na ci­dade de São Sebastião, litoral Norte de São Paulo, é reco­nhecida pela sua bela praia e por ondas que atraem sur­fistas. O consagrado Gabriel Medina é de lá. Mas engana­-se quem pensa que Mare­sias é apenas uma praia para surfistas ou para quem curte sol, areia e mar. Cercada pela Mata Atlântica, o atrativo é um refúgio natural para jo­vens, casais e famílias com opções de trilhas, cachoeiras, roteiro gastronômico e belas paisagens dignas de selfies e fotos imperdíveis. Conheça um pouco mais.

Praia de Maresias
Com 5 km de extensão, a Praia de Maresias tem uma ampla faixa de areia clara e fofa e ondas que a tornaram mundialmente famosa entre os surfistas. O Canto do Mo­reira, no lado direito, é o pre­ferido para o surfe. Na ponta oposta, o Canto da Barra tem águas mais tranquilas, onde o rio encontra o mar. Os dois extremos possuem excelen­tes pontos de mergulho, com piscinas naturais entre as pedras que permitem ver de peixes a tartarugas marinhas. Há ainda espaços para fute­vôlei, beach tennis e outros esportes na areia, além de uma pista de skate na Praça Internacional do Surfe e uma ciclovia.

Trilha Maresias-Paúba
Em meio à Mata Atlânti­ca, a trilha liga as praias vi­zinhas de Paúba e Maresias em um trajeto de 2 km, com duração de cerca de 30 minu­tos. O caminho é tranquilo e pode ser feito até mesmo na companhia de crianças pe­quenas. A trilha conta com dois mirantes naturais, que oferecem vistas panorâmicas para as duas praias e para as ilhas de Alcatrazes e Montão de Trigo, além da possibilida­de de rapel. Para percorrê-la, e também para fazer outros passeios pela região, você pode contratar a agência Ma­resias Tur (www.maresiastur.com.br).

Praia do Saco
Da trilha Maresias-Paúba sai o acesso para a Praia do Saco, ou Praia dos Pescado­res, pequena faixa de areia praticamente deserta. Entre as pedras, é fácil encontrar ouriços e estrelas-do-mar. Por isso, vale levar equipa­mento de snorkel.

Poço do Caetano
Composto por pequenas quedas d’água e piscinas na­turais cercadas pelo verde da Mata Atlântica, o Poço do Ca­etano é um lugar perfeito para relaxar e se conectar com a na­tureza em Maresias. O acesso tem quase 3 km de extensão, caminho que pode ser feito a pé ou em um bike tour.

Mirantes
Além da trilha Maresias­-Paúba, no Canto do Moreira é possível observar toda a ex­tensão de Maresias na Pedra Mirante. No mesmo extremo da praia, há o Mirante Mare­sias, que pode ser acessado a partir da estrada entre Boiçu­canga e Maresias.

Cachoeiras
Há cachoeiras que formam incríveis cenários naturais em torno de Maresias, com pisci­nas naturais de águas crista­linas junto à Mata Atlântica. Entre elas estão as Cachoeiras do Ribeirão de Itu.

Beco da Mulher Maravilha
Inspirado no famoso Beco do Batman de São Paulo, Ma­resias tem seu próprio canto da arte urbana: o Beco da Mulher Maravilha. No cami­nho para a praia, é uma viela de cerca de 150 metros de ex­tensão que ganhou vida nova com o colorido dos muros grafitados. É um lugar per­feito para fotos tanto de dia quanto à noite.

Turismo retomado
Maresias retomou em junho suas atividades turísticas. O trabalho de conscientização promovido pela Associação de Pousadas e Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias (APHMBR), aliado aos rígidos pro­tocolos municipais, está entre os fatores que permitiram a reabertura consciente e responsável.

Desde o início da pandemia, o bairro foi o primeiro a fechar e pedir para o prefeito o decreto de bloqueio ao município do Litoral Norte paulista. Além disso, os empresários do turismo local também foram os primeiros a aderirem ao protocolo de São Sebastião para o con­trole do coronavírus.

As atividades turísticas do destino seguiram rigorosamente as recomendações de paralisação desde o dia 19 de março, e a cidade, inclusive, liderou o ranking do Estado entre os municípios que mais respeitaram a quarentena por diversas semanas.

O trabalho foi liderado pela APHMBR, firmando propósito central de criar campanhas de conscientização para que todos respeitassem o isola­mento social. Com isso, tanto São Sebastião, quanto consequentemente Maresias, foram beneficiadas com dados impactantes, tanto em número de infectados, como de mortes pelo novo coronavírus.

“A Associação está tratando a pandemia com muita seriedade e res­ponsabilidade e, graças à nossa ação antecipada, nesse momento de retomada estamos confiantes de que nosso destino estará pronto para receber os turistas da melhor maneira, oferecendo nossos diversos atra­tivos naturais, culturais e serviços de hotelaria e gastronomia que tanto nos destacam”, afirma o presidente da APHMBR, André Teston.

Casamento à beira-mar
Casar na praia é o desejo de muitos noivos, que sonham em celebrar seu amor em um ambiente de beleza cinemato­gráfica. Maresias oferece uma variedade de espaços abertos com toda a estrutura para dife­rentes tipos de casamentos.

Em um momento que pede que eventos sejam realizados ao ar livre, o destino cumpre bem esse requisito, pois oferece ambien­tes amplos, bem arejados e se­guros, seja para uma cerimônia pé na areia, em um deck aberto ou em um grande salão. Cada espaço conta com suas parti­cularidades e consegue integrar a festa às belezas naturais ao redor.

Com uma diversidade de ambientes de frente para o mar, entre espaços de eventos e hotéis, Maresias tem infraestru­tura completa para atender a diferentes propostas de casamentos – das grandes celebrações com até 300 convidados aos intimistas elopement wedding e miniwedding, que contam com a presença de pouquíssimas pessoas, sempre muito próximas ao casal.

 

 

Hotéis, pousadas, restaurantes e bares

Hotel Maui Maresias

Hotéis e pousadas:
Amoreiras Hotel Pousada
Arco-Íris Chalés e Pousada
Pousada Azul da Cor do Mar
Beach Hotel Maresias
Pousada Maresias Beira-Mar
Hostel Caiçara
Hotel Canto do Rio
Pousada dos Condes
Pousada Katmandu
Hotel Kiribati
Maresias Hostel
Hotel Maui Maresias
Pousada Mosaico Brasil
Pousada Pantai
Pousada Pé da Mata
Pousada Refúgio de Maresias
Hotel Pousada Tambayba
Pousada Toca da Praia
Pousada Tubes Maresias
Villa’l Mare

Hotel Maui e Empanadas Tucumã algumas das opções em Maresias

Restaurantes e bares
Badauê Maresias
Balada Mix
Cachoeira House Hamburgueria Gourmet
Empanadas Tucumanas
Espetaria Maresias Bar & Grill
Maresias Hostel Rock Bar
Nomiolo – Burger & Bar
Restaurante & Café Nova Santiago
Pães Di Mare
Quiosque Canto do Rio
Santo Gole Maresias Bar
Sorvetes Rochinha
Sqina Bar e Restaurante
Taberna Maresias
Terral Restaurante
La Trattoria

(Saiba mais: praiademaresias.com.br)

Comentários