Ribeirão é a 20ª em consumo de artigos para casa e decoração

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Ribeirão Preto está entre as 20 maiores cidades no ranking de consumo no varejo de ar­tigos para casa e decoração. Realizado pelo terceiro ano consecutivo, o mapeamento produzido pela ABCasa (As­sociação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Pre­sentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) e pelo instituto IEMI Inteligência de Mercado mostra que, em 2019, a cida­de saltou para a 17ª colocação no ranking brasileiro, subindo quatro posições, já que, em 2018, ocupou a 21ª posição.

Embora tenha subido no ranking, a participação de Ri­beirão Preto no mapa geral foi de 0,5%, a mesma que em 2018.

A cidade continua sendo a sexta maior do Estado de São Paulo no ranking, ficando atrás de Campinas (10ª), Guarulhos (12ª), São Bernardo do Campo (14ª), Osasco (15ª), e da capital (1ª). Por outro lado, fica à fren­te de Santo André (18ª), São José dos Campos (19ª), Soro­caba (24ª) e Santos (30ª).

Dados nacionais
No segmento de casa e de­coração do Brasil, as vendas do varejo cresceram 1,63% em 2019 no comparativo com o ano interior. Em valores, o setor movimentou um total de R$ 63,9 bilhões no último ano, ante os R$ 62,9 bilhões em 2018.

Novamente incorporado à pesquisa, o setor têxtil (cama, mesa e banho) acrescentou R$ 19,9 bilhões ao valor obtido por todas as áreas abrangidas pela ABCasa. O total soma­do (R$ 83,8 bilhões) ficou R$ 2,5 bilhões acima do saldo de 2018. A inclusão contribuiu para o crescimento atingi­do em praticamente todos os indicadores analisados. Vale ressaltar que, somente no que­sito “produção local”, a partici­pação do setor têxtil foi de R$ 12,9 bilhões.

As importações atingiram a cifra de US$ 1,4 bilhão, mesmo patamar alcançado em 2018. Já as exportações tiveram cresci­mento de 0,39%, passando de US$ 990,1 milhões para US$ 993,9 milhões. Com a inclu­são do setor de cama, mesa e banho, houve um acréscimo de US$ 200 milhões em im­portações e US$ 41,9 milhões em exportações.

Os indicadores de produ­ção, empresas atacadistas, pon­tos de vendas e mão-de-obra registraram queda em relação ao ano de 2018. O segmento de casa e decoração registrou uma leve queda de 0,39% em produção de artigos, passan­do de R$ 25,7 bilhões (2018) para R$ 25,6 bilhões (2019). Ao todo, 19,5 mil unidades produtoras foram responsáveis pelos resultados. No entanto, houve uma redução de 2,5% no número dessas fábricas no ano passado.

O número de empresas ata­cadistas do setor, que realizam o escoamento dos produtos até o consumidor final, teve que­da de 1,4%. No segmento de cama, mesa e banho também houve diminuição: -1,39% no número de atacadistas.

Em relação ao número de pontos de venda (PDVs) no varejo total, o setor de casa e decoração sofreu uma redu­ção de 3,24%. A mesma ten­dência também se confirmou em cama, mesa e banho (que­da de 3,23%).

A pesquisa aponta ainda que houve estabilidade no nú­mero de pessoas que formam a mão de obra total emprega­da no varejo (2,2 milhões de funcionários), sendo que, no varejo especializado, houve uma redução de 655,1 mil para 622,4 mil postos de trabalho – 32,7 mil a menos, uma queda de aproximadamente 5% en­tre 2018 e 2019 –, enquanto que o varejo não especiali­zado teve uma estabilidade, com os cerca de 1,6 milhão de postos de trabalho manti­dos entre um ano e outro.

“Apesar do crescimento menor em relação ao obtido em 2018, o levantamento indi­ca que o setor tem melhorado seus níveis de produtividade e eficiência com a adoção de me­lhorias no processo produtivo e de novas tecnologias, além do aumento do valor agregado dos produtos relacionados ao segmento de casa e decoração”, destaca Eduardo Turqueto, presidente da ABCasa.

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