Traços finos, paleta de co­res reduzida e suave, hachu­ras e 2d: é assim que Rafaella Tuma, natural de Ribeirão Preto, define o estilo de seus desenhos. A ilustradora, que já trabalhou com marcas como Rock In Rio, Gocase, Warner Bros, entre outras, gosta de abordar, em seus trabalhos, temas referentes à cultura pop, como filmes, moda, celebridades e séries.

Além de ilustrar campa­nhas de grandes companhias, Rafaella também faz sucesso nas redes sociais. Seu insta­gram já conta com mais de 103 mil seguidores, mas o Tik Tok é onde a artista consegue maior engajamento: ao gravar pequenos vídeos desenhan­do, Rafa já possui mais de 3.4 milhões de curtidas, além de 178,7 mil seguidores. Entre os seus materiais que mais fazem sucesso na rede social, estão as releituras que a artista reali­za, como princesas da Disney reimaginadas como meninas modernas e estilosas.

Além de ferramentas ro­tineiras para artistas digitais, como Photoshop e Procreate, Rafaella, que é formada em design gráfico e utiliza essa base para aprofundar sua arte, frequentemente adicio­na fotografia, edição de vídeo e animação em seus traba­lhos, utilizando softwares como After Effects, Adobe Animate, Rough Animation, entre outros, para isso. “Ter trabalhado como designer me fez desenvolver técnicas como gride, paleta de cores, equilíbrio de imagens e ten­dências estéticas, o que uti­lizo no meu trabalho atual”, afirma Rafaella.

Em conjunto com a carrei­ra de artista digital, Rafaella também é empreendedora: é a criadora de um curso sobre gestão de carreira para artis­tas. Com o logo “A arte de vi­ver da arte”, a empresária ajuda pequenos e médios artistas a conseguirem viver da carreira artística. Também são ofere­cidas, no material, dicas sobre como divulgar a arte nas redes sociais, de forma a conseguir o maior engajamento possí­vel. “Sempre recebi muitas perguntas, nas redes sociais, sobre como administrar uma carreira artística. Meu curso é uma resposta a isso”, completa a ilustradora.

Cultura pop e planos futuros
Nas horas vagas, Rafaella gosta de ver séries e filmes, o que acaba refletindo em seu traba­lho. The Mandalorian, Fleabag, Friends, How I Met Your Mo­ther, Brooklyn 99, entre outras, são algumas das produções que Rafa consome. O passatempo rendeu frutos: em outubro, a Warner fechou uma parceria com a artista para uma série de ilustrações de Brooklyn 99.

O trabalho da ilustradora, porém, não se limita à obras de ficção: croquis de moda, bailarinos, retratos de mulhe­res e animais estão entre os temas preferidos de Rafaella em suas obras. Apesar de ter conquistado diversas campa­nhas e parcerias interessantes ao longo de sua carreira, a ribeirão pretense sonha alto: além de maior reconheci­mento como artista, ela tam­bém planeja expandir sua carreira como influenciadora e produtora de conteúdo.