Jornal Tribuna Ribeirão

Ribeirão Preto – Saeb começa nas escolas municipais

GUILHERME SIRCILI

O Instituto Nacional de Es­tudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação (MEC), começou a aplicar nes­ta terça-feira, 23 de novembro, nas 31 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Ribeirão Preto, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A aplicação do Saeb 2021 vai até 10 de dezembro e avaliará de forma censitária os alunos das escolas públicas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e o 2º ano será avaliado em formato amostral, nas disciplinas de lín­gua portuguesa e matemática. Além disso, haverá aplicação amostral de testes de ciências para os alunos do 9º ano.

Ribeirão Preto tem 24.101 alunos de 1º ao 9º ano matri­culados nas 31 escolas de ensi­no fundamental. O Saeb é um conjunto de avaliações em lar­ga escala que permite realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de aspectos da qualidade educacional. As provas envolvem testes cogni­tivos e questionários, aplicados a cada dois anos em escolas da rede pública, e em uma amos­tra da rede privada.

O Saeb permite que as esco­las e as redes estaduais e muni­cipais de ensino avaliem a qua­lidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da ava­liação é um indicativo da quali­dade do ensino brasileiro e ofe­rece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimora­mento de políticas educacionais.

Deixe o seu comentário:

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com