Nogueira, Scarpelini e Daas Abboud, durante entrevista/live na Prefeitura - Foto: Alfredo Risk/Reprodução

Ribeirão Preto terminará o lockdown no domingo (21) e voltará à fase Emergencial do Plano São Paulo na segunda feira (22). O anúncio foi feito pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB), em coletiva de imprensa no palácio Rio Branco, nesta sexta-feira. Com isso várias atividades voltarão a funcionar obedecendo ao Decreto Municipal de número 49, que tem validade até o dia 30 de março. Em relação ao Decreto só houve uma alteração: a ampliação da proibição de funcionamento das escolas públicas e particulares, do dia 30 de março para 5 de abril.

Na segunda-feira voltarão a funcionar o transporte coletivo urbano, as agências bancárias, as lotéricas, lojas de conveniência dos postos de combustíveis e os supermercados, conforme as regras que estavam sendo obedecidas antes da decretação do lockdown.
No caso dos supermercados, eles poderão funcionar das 6 às 20 horas. Já as lojas de conveniência dos postos de gasolina poderão funcionar das cinco da manhã às 20 horas. As lojas de material de construção só poderão funcionar no sistema delivery e drive thru.

O funcionamento do comércio de ruas, shoppings e similares, salões de beleza, barbearias, bares, restaurantes, clubes continuará proibido até o dia 30 de março. As missas e cultos nas igrejas também poderão voltar a serem realizadas, mas obedecendo as regras da fase emergencial que preveem protocolo sanitário e limite de público.

Segundo o Secretário Municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, o resultado do lockdown destes cinco dias – 17 a 21 de março – começará a ser constatado em 15 dias – período médio de manifestação do coronavírus após a contaminação. Ou seja, a diminuição de contágio em função do isolamento social deste período poderá ser verificado nesta data.

Compra de vacinas – Na coletiva o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) afirmou que Ribeirão Preto já enviou para a Frente Nacional de Prefeitos a lei municipal de adesão da cidade ao consórcio denominado Conectar. Segundo ele, no domingo acontecerá a primeira reunião virtual para a formalização do consórcio que deverá ser homologada em assembleia virtual na segunda-feira, 22 de março.