Jornal Tribuna Ribeirão

RP e São Carlos abrigam 481 startups

Um estudo feito pelo Supe­ra Parque de Inovação e Tec­nologia, de Ribeirão Preto, em conjunto com a Liga de Em­preendedorismo de São Carlos (Lesc), mapeou quem são os atores que integram o ecossis­tema de inovação e empreen­dedorismo das duas regiões. O TechMap, lançado no dia 19 de outubro, mostra que, juntas, as cidades somam 481 empresas em 21 diferentes segmentos.

O mapeamento está dispo­nível para download na página https://www.techmap2021.com.br/. Para a pesquisa fo­ram considerados dados co­letados em 2021 por meio de formulários e informações de estudos anteriores. Todas as informações foram agru­padas e organizadas em uma base de dados única.

Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque, enfatiza que o mapeamento em conjun­to fortalece o ecossistema de inovação ao trazer dados mais completos. “Buscamos conhe­cer melhor o ecossistema, suas empresas e as diferentes áreas de atuação”, diz.

“Esse mapa servirá para visualizarmos, com mais pre­cisão as informações e sub­sidiar os empreendedores na análise de oportunidades de negócios, buscando maior as­sertividade em suas estratégias de atuação. É uma excelente oportunidade para todos co­nhecerem a potencialidade das regiões e gerar valor para o ecossistema”, emenda.

Para Paola Lescura, líder do mapeamento da Lesc, a parce­ria estratégica colabora com a integração do ecossistema em­preendedor das duas regiões. “O TechMap nos permite unir forças na produção do mapea­mento e é mais um passo para aumentar a visibilidade nacio­nal da região como referência em tecnologia, inovação e em­preendedorismo”, comenta.

A parceria entre o Supera Parque e a Lesc leva em con­sideração o compromisso com os Objetivos de Desenvolvi­mento Sustentável da agenda 2030 da Organização das Na­ções Unidas (ONU), que prevê a melhoria da cooperação re­gional e o acesso à ciência, tec­nologia e inovação, bem como aumentar o compartilhamento de conhecimentos.

Principais resultados e insights
O mapeamento TechMap revela que há 481 empresas na Região Metropolitana de Ribeirão Preto e na cidade de São Carlos. Desse total, 133 (27,7%) estão classificadas no segmento que inclui empresas de tecnologia da informação. Já 15,2% (73) são da área He­altech e 7,9% (38) fazem parte do segmento Edtech.

Na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, que reúne 34 municípios, foram iden­tificadas 293 empresas de 19 segmentos. São 181 startups somente na cidade-sede, se­gundo dados de 2019 divulga­dos pelo Supera Parque.

Outro dado interessante é que quase 50% dos novos ne­gócios foram iniciados entre os anos de 2018 e 2020.

Em relação à fase de desen­volvimento, 29,9% está na fase de operação e 24,9% na fase de tração. Neste estudo também foi possível observar que a idade predominante dos empreende­dores está entre 35 e 40 anos, representando 32,2% do total.

Mas há uma alta diversi­dade de setores de atuação e perfil de empreendedores. “O mapeamento aponta dados que servem de balizador para atrair oportunidades e apre­senta informações confiáveis que nos fazem sair do achismo. Traz dados que podem ajudar no realinhamento do modelo de negócios ou até mesmo no surgimento de novos negó­cios”, diz Lescura.

Para a seleção de startups e empresas foram consideradas empresas jovens de base tec­nológica, com página ativa na web (site, Linkedin ou Face­book) ou que estão em portfó­lio de aceleradoras e incubado­ras de startups.

Outro filtro do mapeamen­to foi a exigência para que as empresas participantes esti­vessem localizadas em pelo menos um dos municípios da Região Metropolitana de Ri­beirão Preto ou na cidade de São Carlos.

As empresas interessadas em agregar à pesquisa e par­ticipar da próxima edição de­vem ficar atentas aos canais do Supera Parque, da Lesc e do site do TechMap.

Lesc
A Liga de Empreendedo­rismo de São Carlos (Lesc) é um grupo sem fins lucrativos, vinculado à Agência de Ino­vação da UFSCar e ao Insti­tuto de Ciências Matemáticas e Computação da USP São Carlos (ICMC USP). O grupo é formado majoritariamente por alunos e ex-alunos da USP, UFSCar, Fatec e IFSP, e é aber­to à toda comunidade.

Supera Parque
O Supera Parque de Ino­vação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é re­sultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), prefeitura de Ribeirão Preto e Secretaria de Desen­volvimento do Estado de São Paulo. Ao todo, são 93 empre­sas instaladas no local, sendo: 71 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecno­lógica; e 22 empreendimentos no Centro de Negócios.

Deixe o seu comentário:

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com