30 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 15:59
Jornal Tribuna Ribeirão
ALINE PEREIRA/CÂMARA
Início » RP irá testar três mil professores
DestaqueEducação

RP irá testar três mil professores

Os cerca de três mil pro­fessores da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto serão testados para o coronavirus no retorno das aulas presenciais, previsto para a próxima segun­da-feira, 1ª de março. Os servi­dores das 110 escolas também passarão pela testagem.

A afirmação partiu do se­cretário municipal da Educa­ção, Felipe Elias Miguel, que esteve na Câmara de Vere­adores, na semana passada, para explicar como será a volta das aulas presenciais. Ribeirão Preto tem 110 esco­las de educação infantil e de ensino fundamental e 46.228 alunos matriculados.

Miguel diz que a Secretaria Municipal da Educação rece­beu 2,6 mil testes como doação de um shopping center da ci­dade, além de ter a garantia de disponibilidade de outros qua­tro mil exames pela Secretaria Municipal da Saúde. A logísti­ca para a realização dos testes ainda está sendo elaborada.

Sobre a inclusão dos pro­fissionais da educação na lista de prioritários da vacinação, o secretário solicitou ao prefeito Duarte Nogueira (PSDB) que apresentasse a demanda para o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na sexta-feira (19), em reunião virtual da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Ribeirão Preto, segundo a se­cretaria, tem cerca de 300 ser­vidores com mais de 60 anos.

O governo municipal afirma que a prioridade é “a segurança de todos, mas tam­bém garantir a volta da rotina escolar dos estudantes, que já tiveram vários prejuízos no âmbito psicológico, cogniti­vo, físico e na aprendizagem”. Segundo a Secretaria Munici­pal da Educação, mesmo com a alteração na data de inicio das aulas, os estudantes terão os 200 dias letivos previstos na legislação educacional, até 22 de dezembro.

Enquanto as aulas não re­começam, utilizará este perí­odo para receber sugestões de pais e professores na organiza­ção escolar. Não haverá reces­so bimestral e as férias de julho serão de apenas uma semana. As aulas presenciais seguirão as normas do Plano São Paulo, de acordo com a fase em que a cidade se encontra.

Nas fases vermelha e laran­ja, a capacidade é de até 35% de lotação em suas salas. Na fase amarela, a lotação é de até 50% na rede municipal, e na fase verde e azul até 100%. Em Ri­beirão Preto, além da porcen­tagem de até 35% de ocupação, as salas ainda serão divididas em três grupos – A, B e C –, em dias alternados.

Na fase amarela, a porcen­tagem aumenta para até 50%, com dois grupos – A e B – e nas fases verde e azul, aumen­ta para 100%. De acordo com a prefeitura, todas as unidades escolares da rede municipal de Ribeirão Preto estão prepara­das para receber os alunos ma­triculados para este ano, cum­prindo todos os protocolos sanitários que dispõem sobre a volta às aulas, suspensas desde março do ano passado.

Uma pesquisa que está sen­do realizada pela Secretaria Municipal da Educação revela que 76,2% dos pais ou respon­sáveis pelos alunos matricu­lados na rede municipal de ensino concordam com o re­torno as aulas presenciais em 1º de março. O resultado é parcial, já que o levantamen­to não foi concluído.

Até agora, 6.639 pessoas participaram do levantamento. Deste total, 5.056, ou 76,2%, são a favor do retorno das au­las presenciais. Já 1.583, núme­ro que corresponde a 23,8% do universo pesquisado, são contrários. De acordo com o levantamento parcial, 2.234 pessoas com filhos na educa­ção infantil do município par­ticiparam da pesquisa.

Deste total, 1.872 são fa­voráveis ao retorno, número equivalente a 83,8%, enquanto 362 são contra – ou seja, 16,2%. Já no ensino fundamental, são 4.405 participantes até agora, sendo que 3.184 querem que os filhos retornem presencial­mente às escolas, 72,3% dos pais e responsáveis. Outros 1.221 preferem as aulas virtu­ais, 27,7% deste total.

Mais notícias