Santuário de tartarugas no ES é atingido por óleo

0
12
DIEGO NIGRO/REUTERS

O óleo que já atingiu 546 localidades brasileiras chegou, na manhã de quarta-feira, 13 de novembro, à Reserva Bioló­gica de Comboios, na Praia de Regência, localizada no municí­pio de Linhares (ES). Com 784 hectares, a reserva é uma unida­de de preservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e é considerada um “santuário” de tartarugas marinhas.

No domingo (10), o pe­tróleo já havia chegado a uma área de desova de tartarugas marinhas no Pontal do Ipo­ranga, no mesmo município. A substância foi encontrada em pelo menos 23 localidades capixabas e há possibilidade de que chegue ao Estado do Rio nos próximos dias. Segundo a prefeitura de Linhares, “pe­quenas porções” de óleo fo­ram encontradas na região de Comboios por voluntários do ICMBio. Uma equipe de oito militares do Exército teria sido deslocada para ajudar na reti­rada da substância, de acordo com a gestão municipal.

Segundo a secretaria mu­nicipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, foi feito um trabalho para identi­ficar e minimizar os possíveis impactos sobre os locais de de­sova. Equipes de limpeza das praias evitam utilizar maquiná­rio pesado para não provocar o soterramento de ninhos. An­teontem, mais uma tartaruga marinha foi achada morta, na Bahia. Há quatro anos, Linha­res já sofria os prejuízos causa­dos pelo rompimento da bar­ragem de Fundão, em Mariana (MG). Os rejeitos chegaram à foz do Rio Doce, na costa do Espírito Santo.

Comentários