Dia do Idoso Hospital Ribeirânia - Foto: Douglas Intrabartolo

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, o Hospital São Lucas Ribeirânia  promoveu um Café da Tarde especial para os 18 pacientes idosos internados, com cardápio especial acompanhado de mensagens, Dia de Beleza (com penteado, manicure e barbearia), brinde personalizado, música ao vivo e distribuição da Cartilha do Idoso.

Celebra-se anualmente dia 1 de outubro, o Dia Internacional do Idoso. A data foi proclamada na Assembleia Geral da ONU- Organização das Nações Unidas de 14 de dezembro de 1990, na Resolução 45/106. O tema deste ano é “Equidade digital para todas as idades” e afirma a necessidade do acesso das pessoas mais velhas ao mundo digital.

Durante as próximas três décadas, prevê-se que o número de pessoas idosas em todo o mundo mais que duplique, atingindo mais de 1,5 bilhões de pessoas em 2050. As previsões indicam que é nos países em desenvolvimento que o crescimento da população idosa será mais rápido, onde o número de pessoas com 65 anos ou mais poderá aumentar de 37 milhões em 2019 para 120 milhões em 2050. É fundamental sensibilizar a população para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de promoção e proteção para essa fase da vida.

É necessário pensar em ações que estimulem a expectativa de vida de forma saudável, através de políticas públicas também para aquelas pessoas na faixa dos 40 a 59 anos com o objetivo de gerar impacto direto na promoção da saúde física, mental e emocional desta população. O envelhecer é agora. Precisamos fazer uma reflexão sobre o presente para gerar mudanças de hábitos para o amanhã, ressalta o Dr. Pedro Palocci, presidente do Grupo São Lucas.