Jornal Tribuna Ribeirão

Saresp será em 8 e 9 de novembro

A Secretaria de Estado da Educação aplicará nesta semana, na quarta- (8) e na quinta-feira, 9 de novembro, as provas do Sistema de Ava­liação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Sa­resp 2017). Neste ano, partici­pam cerca de 33,9 mil alunos da região de Ribeirão Preto matriculados nos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Os exames são realizados em to­das as cinco mil unidades da rede – são 167 na macrorre­gião – e medem o domínio e habilidades básicas dos estu­dantes em Língua Portuguesa e Matemática.

O Saresp é a principal fer­ramenta de avaliação externa adotada pela secretaria. Os da­dos extraídos subsidiam o pla­nejamento dos professores e as metas das escolas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimen­to da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), além do cál­culo do bônus por mérito dos servidores. A última edição, em 2016, revelou que rede estadual continua avançando.

No ensino médio, ciclo mais desafiador, a média foi 2,30, contra os 2,25 registrados em 2015. Houve também avanço nos anos iniciais: 5,40 (uma diferença de 0,15 ponto em re­lação aos 5,25 do ano anterior). Nos dois dias do Saresp, alunos dos anos/séries indicados fa­zem as provas na própria esco­la, nas classes e nos turnos (ma­nhã, tarde e noite) em que estão regularmente matriculados. Os itens são elaborados com base no documento “Matrizes de Referência para a Avaliação”, e de acordo com o nível (3º ano EF resposta construída – 5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série do EM – múltipla escolha).

Os exames são sempre acompanhados pelo professor aplicador, além dos represen­tantes de pais de alunos ou responsáveis e fiscais externos, cedidos pela instituição pres­tadora de serviço contratada. Eles têm a responsabilidade de zelar pela licitude e transpa­rência do processo.

Matrícula – As 167 escolas estaduais da região de Ribeirão Preto estão recebendo inscri­ções de novos alunos para 2018. Crianças, jovens e adultos que estão fora da rede pública devem fazer o pré-cadastro presencial até 31 de outubro. Há vagas em todas as regiões para classes do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e ensino médio (1ª a 3ª sé­rie) do regular, integral e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para menores de 18 anos, a matrícula é realizada por pais ou respon­sáveis. Os interessados precisam informar nome completo do estudante, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato.

A Secretaria da Educação também recomenda a apre­sentação dos documentos de certidão de nascimento e comprovante de residência. A confirmação será divulgada em dezembro na mesma uni­dade onde foi feito o cadastra­mento. Atualmente, estudam na rede estadual paulista cerca de 3,7 milhões de alunos. Para eles a inscrição para o próxi­mo ano é automática. A lista de endereços das mais de cin­co mil escolas da Secretaria do Estado de São Paulo está dis­ponível no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br).

Deixe o seu comentário:

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com