Em pouco mais de dois me­ses, a Secretaria Municipal da Saúde concluiu serviços de ma­nutenção corretiva e adequação estrutural em mais cinco unida­des de saúde de Ribeirão Preto. Os trabalhos foram executados pela Mundial Engenharia San­ta Fé, por meio de licitação. O valor estimado inicialmente era R$ 2.988.179,49, mas a empresa venceu o processo licitatório por R$ 2.240.883,38, uma economia de 25% para o município.

No Centro Referência Es­pecial Central (Crec) Enfer­meira Maria Conceição da Silva foi realizado o reparo de toda alvenaria danificada pe­los aparelhos de ar condicio­nado e executada a pintura de toda área externa da unidade. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Rubens Lisandro Nico­letti Filho, no Jardim José Sam­paio, na Zona Oeste, foram executados a revisão de todo telhado, com substituição das telhas que estavam danificadas e ocasionavam infiltração na unidade, impermeabilização de laje, serviço de corte e poda de árvores, trocas dos vidros quebrados, trocas dos tubos das águas pluviais, confecção do lavatório para assepsia, ins­talação de lavatório na sala das enfermeiras e pintura de toda unidade de saúde.

A UBS Waldemar Barnsley Pessoa, no Parque Ribeirão Pre­to, na Zona Sul, recebeu reforço e a troca total da cobertura (te­lhas) em toda sua extensão, tro­ca de todo rufo e calha do telha­do, bem como foi feita revisão de todos os condutores de águas pluviais. Também foi realizada substituição do forro de gesso da sala, confecção de calçada inter­na, impermeabilização da laje e do muro de divisa da unidade que apresentava grande infil­tração. Foram confeccionados e instalados também portões para acesso ao medidor de energia, para abrigo do compressor e porta de alumínio no corredor de entrada dos funcionários. A unidade de saúde recebeu, ain­da, pintura de toda área interna e externa e partes metálicas.

A UBS Hélio Lourenço de Oliveira, na Santa Cruz de José Jacques, também recebeu o re­forço e a troca total da cobertura (telhas) em toda sua extensão, troca de todo rufo e calha do telhado e a revisão de todos os condutores de águas pluviais. Também foi realizado o reparo da calçada de acesso ao estacio­namento, muro de contenção, troca de todo o revestimento da sala de vacina e novo reves­timento do banheiro adaptado para pessoas com deficiência. No terreno de divisa foi feito movimento de terra para o acer­to do talude, poda das árvores e impermeabilização do muro de divisa da unidade que apresenta­va grande infiltração. A unidade de saúde também recebeu pin­tura de toda área interna e exter­na e partes metálicas.

A UBS Doutor Álvaro Pana­zzolo, na Vila Albertina, recebeu reparo de todo passeio público, instalação e confecção do por­tão para entrada dos veículos, revisão do telhado e dos condu­tores das águas pluviais e troca dos vidros quebrados. Por fim, foi executada pintura de toda área interna e externa da UBS. A seção de transportes da Secre­taria da Saúde foi construído o muro de contenção e drenagem para impedir o deslizamento de parte do terreno, retirada das árvores que estavam forçando o muro, execução de guias e sarje­tas e execução de novo passeio público. Atualmente, estão em andamento serviços nas unida­des do PSF Jardim Paiva e UBS Adão do Carmo.

Comentários