Secretaria da Saúde faz BO contra popular que produziu “fake news”

0
2160
Homem faz video em frente a unidades de saúde - Reprodução

Vídeo gravado em frente às unidades de saúde alega, falsamente, que pandemia na cidade não existe; medidas judiciais já foram tomadas

A Secretaria Municipal da Saúde alerta a população de Ribeirão Preto sobre a onda de “fake news”, relacionada à pandemia do novo coronavírus (covid-19), que está sendo disseminada nas redes sociais. Com informações inverídicas, os conteúdos podem colocar em risco a vida de milhares de pessoas.

Nesta terça-feira (07), um vídeo gravado em frente a várias unidades de saúde de Ribeirão Preto, entre elas, o Polo Covid-19, viralizou nas redes sociais, causando indignação em muitos moradores da cidade.

No vídeo, o rapaz, cujo nome não é informado, acusa irresponsavelmente as unidades de saúde de estarem vazias, afirmando que, tanto o Estado, quanto o município de Ribeirão Preto, estariam mentindo à população sobre a pandemia do novo coronavírus no município.

A Secretaria, imediatamente, tomou providências com esclarecimento à imprensa, informando de que “se trata de informação falaciosa”. Inclusive, pode ser caracterizada como crime contra a saúde pública, visto que “coloca em risco a vida de milhares de pessoas ao afirmar que a pandemia, que afeta 184 países em todo o planeta, não existe”.

A nota ressalta, ainda, que as unidades de saúde mostradas no vídeo, preparadas para receber pacientes com suspeitas da doença, estão com fluxo baixo, justamente porque as medidas de isolamento social adotadas na cidade estão surtindo efeito positivo.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde, “o autor do vídeo foi identificado e as medidas necessárias foram tomadas, como instauração de boletim de ocorrência nas polícias Civil e Federal e denúncia na Ouvidoria da Controladoria Geral da União”.