Tribuna Ribeirão
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Significados da leitura

É o livro um campo de possibilidades estratégicas da políti­ca cultural responsável e ética para com a Educação. Enquanto prática pedagógica, sua leitura oral, individual ou em grupo, assim como, a leitura com apontamentos, a leitura realizada individualmente, a leitura socializada, a realização de seminá­rios e a elaboração de projetos de leitura, entre muitos outros, podem ser vistas como estratégias para a construção do conhe­cimento. Cerne da apropriação da informação, tal prática não se vincula exclusivamente à palavra escrita, mas, principalmente, ao exercício da habilidade oral de cada aluno, conjugada ao uso de como entonar exclamações, interrogações, afirmações, negativas, esperanças, surpresas, medo e alegria. Para isso, pressupõe, do me­diador, interesse em abordagens multidisciplinares que incluam, no repertório dos leitores em formação, informações e reflexões sobre as atividades que integram o cotidiano de suas vidas.

Quando um estudante ingressa no ensino fundamental, ao conclamá-lo a ler, profes­sores e mediadores partem do pressuposto de que ele já é um leitor. Entretanto, a verificação do estágio em que se encontra a formação de seu pensamento crítico-reflexivo é fundamental. Somente conhecendo o estágio cognitivo de interpretações e relações que o mesmo efetua, e apresenta, é que um profissio­nal da leitura pode atribuir-lhe tarefas que contribuam para o amadurecimento de sua com­petência leitora. Neste contexto, incertezas, insatisfações, insegu­rança e fracasso são sentimentos que surgem tanto no interior de professores, que não sabem se suas orientações surtirão em resultados, como do aluno, que não sabe se irá atingir os resulta­dos que dele são esperados.

Logo, a reflexão do profes­sor acerca do significado da leitura no processo de forma­ção humana deve considerar oportunidades e condições que permitam ao leitor em formação construir novas idéias e, o mais importante, associá-las aos seus conhecimentos, experiências anteriores e experiências vividas junto à família e aos amigos, de modo que, em conjunto, tal reflexão seja, realmente, efetiva. Na ausência disso, constatação, enquanto descoberta de significados pretendidos pelo texto, cotejo, enquanto reação, questionamento, problematização e po­sicionamento ante as idéias do autor, e transformação, enquanto reflexão sobre os novos aspectos e alternativas que a história lida lhes proporciona para o mundo, não serão atingidos.

A prática pedagógica da leitura pressupõe a participação de professor e aluno para uma real promoção da aprendizagem.

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