Estreia no Canal Brasil na próxima quarta, dia 14/04, às 20h,  “Soldado Estrangeiro” (2019), dirigido por José Joffily e Pedro Rossi. Acompanhando três jovens brasileiros oriundos de contextos socioculturais distintos, o documentário tenta compreender as motivações que os levaram a se juntar a forças militares de outros países. O longa esteve presente na 24ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, em 2019.

O primeiro personagem apresentado é Bruno Silva, morador da periferia do Rio de Janeiro. Sem domínio do idioma, ele junta suas economias, deixa a família para trás e parte para França a fim de tentar o processo seletivo da Legião Estrangeira, acompanhado com exclusividade pelos cineastas. Diferentemente de Silva, Mario Wesser é um jovem de classe média de São Paulo. Ele serve ao exército militar israelense em uma base na Cisjordânia. Fluente em hebraico, é o que se sente mais à vontade em estar ali, usufruindo também dos benefícios de moradia e estudo. Por fim, o terceiro brasileiro, Felipe Nascimento, é um veterano que mora em Nova York, sem emprego. Embora distante do front atualmente, carrega consigo as marcas das batalhas sangrentas que enfrentou como fuzileiro naval do Exército dos Estados Unidos na Guerra do Afeganistão. 

“Soldado Estrangeiro” vai ao ar no Canal Brasil na faixa “É Tudo Verdade”. Às quartas, sempre às 20h, o canal exibe uma seleção de filmes do cinema de realidade que foram destaque em edições anteriores do festival.

Soldado Estrangeiro (2019) (90’)

INÉDITO e EXCLUSIVO
Estreia: quarta, dia 14/04, às 20h
Direção:   José Joffily, Pedro Rossi

Classificação: 12 anos
Horários alternativos: quinta, dia 15/04, às 18h30; sexta, dia 16/04, às 16h35; segunda, dia 19/04, às 13h45.