O YouTube, maior plataforma de vídeos do mundo, começou a oferecer nesta terça feira uma ferramenta que permite que fãs paguem criadores por vídeos feitos sob demanda.

Batizado como “Super Thanks”, ou “Super Obrigado”, o novo recurso vai ser disponibilizado em 68 países. Ele é diferente do “Super Chats” e do “Super Stickers” que exigem que os usuários estejam assistindo uma transmissão ao vivo para dar algum valor. Com a nova ferramenta, o pagamento pode ser feito com antecedência.

Os fãs podem contribuir em quatro faixas de valores diferentes, de 2, 5, 10 e 50 dólares. Ainda não se sabe se os preços vão se manter iguais no Brasil ou se vão oferecer alteração de moeda.

Devido os problemas com publicidade, a plataforma do Google endureceu as regras, o que fez muitos “youtubers” perderem em receita de anúncios. Para o problema não se tornar ainda maior, a rede começou a implementação das doações digitais com os “Super Thanks”.

O novo recurso é disponibilizado para todos os criadores que se enquadram no programa de parceria do YouTube, e que tenham mais de 18 anos.

Via Olhardigital