Supera Parque licita seis lotes

0
34

O Supera Parque de Inova­ção e Tecnologia de Ribeirão Preto lançou nesta segunda-fei­ra, 29 de junho, edital de licita­ção para a concessão do uso de seis lotes, inicialmente. As áreas variam de 869 metros quadra­dos a 4.085 m², localizadas na área da avenida Virgílio Soeira, destinados para a instalação de empresas inovadoras. O edital ficará aberto por 90 dias, a con­tar do seu lançamento.

Para a ocupação da área, as empresas devem, necessaria­mente, ser de base tecnológica. “Para a caracterização como empresa de base tecnológica, analisa-se o grau de inovação da empresa, que pode ser ates­tado por aspectos como o his­tórico de cooperação com uni­versidades, posse de patentes, projetos de pesquisa e desen­volvimento aprovados junto a órgãos de fomento ou aporte de capital de fundos de inves­timento”, explica Eduardo Cic­coni, gerente do Supera Parque.

A concessão será por um pe­ríodo de 20 anos, podendo ser prorrogado por mais 20. “Os lo­tes não são comercializados, mas passam por uma cessão onerosa. A Universidade de São Paulo, que é a detentora do terreno, faz a concessão de uso mediante ao pagamento mensal de taxas e, em contrapartida, as empresas podem montar suas instalações e ocupar a área”, explica.

O valor mínimo mensal por metro quadrado é de R$ 4. Tam­bém participaram da videocon­ferência o prefeito Duarte No­gueira Júnior (PSDB), o reitor da Universidade de São Paulo, Vahan Agopyan, e o presidente da Fipase, o secretário munici­pal da Saúde, Sandro Scarpelini.

Expansão
Essa primeira concessão de lotes integra a fase de expansão do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, juntamente com a urbanização dos lotes e a im­plantação do Container Park. Ao todo, o complexo contará com 126 lotes com tamanhos que variam de 600 a quatro mil m², aproximadamente. As em­presas instaladas podem obter redução nas alíquotas de Impos­to Sobre Serviços (ISS), Impos­to Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto de Transmis­são “Intervivos” de Bens Imó­veis (ITBI), taxas municipais e utilização de crédito acumulado de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Além disso, a proximidade com a universidade contribui para uma maior interação entre a academia e o meio empresa­rial, unindo empresas inovado­ras a serviços técnicos e tecno­lógicos de forma articulada e sistêmica. O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribei­rão Preto, gerido pela Fundação Instituto Polo Avançado da Saú­de (Fipase), é uma iniciativa da prefeitura de Ribeirão Preto em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP) e a Secretaria de Desenvolvimento Econô­mico do Estado de São Paulo, bem como diversos órgãos es­taduais e federais, são apoia­dores do empreendimento.

Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empre­sas, o Supera Centro de Tecno­logia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saú­de, o Polo Industrial de Sof­tware (Piso), além do Supera Centro de Negócios. Ao todo, são 74 empresas instaladas, 62 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e doze empreendimentos no Centro de Negócios.

Comentários