Último feriadão do ano para recarregar as energias

0
66
FOTOS: SANDRO FRAGA

O ano está chegando ao fim, mas antes do Natal ainda tem um feriadão prolongado. O de 15 de Novembro, Procla­mação da República, que “cai” numa sexta-feira. E, em mui­tos municípios, também é fe­riado o 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra (não em Ribeirão Preto). Prolonga­do ou não, esses dois feriados são ocasiões perfeitas para re­carregar as energias em Bro­tas, um destino de natureza e com muita água para aplacar o calorão da época. Típica ci­dadezinha do interior, ela tem atrações para ir com a família ou com os amigos.

Essa é a época do ano per­feita para as atividades na água em Brotas. Com sol forte no céu e temperaturas facilmen­te batendo os 30 graus, até as cachoeiras, que geralmente são mais frias, estão agrada­bilíssimas para banho e nado. O turista pode escolher entre se refrescar em cachoeiras, no Rio Jacaré-Pepira, um dos mais limpos do Estado de São Paulo, na Represa do Patrimônio, lago de aproximadamente 14,5 hec­tares, na famosa nascente Areia que Canta, onde é possível acompanhar a água do Aquí­fero Guarani brotar do solo, jogando para cima pequenos grãos de areia muito brancos, e em piscinas dos ecoparques abertos para ‘day use’.

Para quem viaja com crian­ças, os ecoparques são perfeitos porquê oferecem várias ativi­dades e têm a infraestrutura que os pais procuram para o conforto dos pequenos.

Aventura
Na terra do cantor Daniel, água significa aventura. São mais de dez atividades aquáti­cas. A mais conhecida é o raf­ting. Mais que uma atividade de aventura, descer o Jacaré-Pepi­ra, passando pelas quedas, em bote inflável é uma experiência que propicia aos participantes enfrentar desafios, trabalhar em grupo e interagir com a natureza. Outra maneira de descer o rio é em caiaque. Mais rápido e ágil que o bote do raf­ting, é mais adrenalina.

O turista pode escolher entre se refrescar em cachoeiras, no Rio Jacaré-Pepira, um dos mais limpos do Estado de São Paulo

Brotas vai sediar, nos dias 02 e 03 de novembro, a 2ª etapa e final do Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo e Seletiva Na­cional para o Pan Americano 2019 Brasil. Será no Clube de Campo de Brotas, com entra­da gratuita. É levar a cadeira de praia, o guarda-sol, o protetor solar, água e lanche para curtir um show de canoagem.

Também vale muito a pena fazer boia-cross. Acomoda­do em uma boia individual, o turista deixa-se levar pela cor­renteza por um trecho do Jaca­ré-Pepira de corredeiras mais suaves ou medianas. Tradição entre os brotenses desde a déca­da de 60, a atividade possibilita uma profunda interação com a natureza já que, além de estar dentro da água, há tempo e si­lêncio para observar a natureza às margens do rio. Se preferir algo mais tranquilo, o turis­ta pode flutuar no rio usando coletes salva-vidas, ativida­de muito relaxante. Na água, há ainda outras opções como stand up paddle, aquaball, cir­cuito cable e rapel.

Comentários