Uma escola na Câmara

0
196
JFPIMENTA

Tribuna Ribeirão – No cotidiano da população, quando se fala em Escola do Parlamento da Câmara, nem todos sa­bem do que se trata.
Edgar Prandini – A Escola do Parla­mento é um órgão integrante da estrutura da Câmara Municipal que tem a finalidade principal de realizar a capacitação, forma­ção e o aperfeiçoamento dos servidores públicos do Poder Legislativo e que também atende aos servidores do Executivo e das ou­tras esferas, contemplando o município de Ribeirão Preto e toda a macrorregião. Tam­bém realiza cursos para os cidadãos bus­cando a eficiência do setor público através da qualificação dos servidores.

Que tipo de cursos ela oferece?
Edgar Prandini – A Escola do Parla­mento realiza cursos de capacitação de variadas competências com o enfoque no setor público, tratando de temas como, por exemplo, o processo legislativo, ges­tão pública, desenvolvimento de métodos de cidades inteligentes e vários outros as­suntos de interesse da formação do agente público. Todas as atividades são oferecidas gratuitamente e abertas a toda população, tendo como principal público os servido­res efetivos e comissionados, conselheiros municipais, universitários, representantes de organizações sociais e lideranças comu­nitárias, bem como todos os munícipes.

Quantos cursos a escola já realizou desde sua criação?
Edgar Prandini – Ela foi inaugurada em junho de 2014 e já realizou dezenas de atividades de capacitação, dentre as quais podemos destacar o curso Saberes Legis­lativos que tratou de temas de grande re­levância para o setor público, como ética, competência legislativa e fiscalização e controle dos recursos públicos. A Escola do Parlamento também inaugurou uma biblioteca temática para utilização dos ser­vidores da Câmara e atende os universitá­rios no programa estágio-visita.

Quantas pessoas já passaram pela Es­cola do Parlamento?
Edgar Prandini – Já participaram das capacitações da Escola do Parlamento cerca de três mil e quinhentas pessoas de Ribeirão Preto e de toda a região, princi­palmente agentes e servidores públicos e universitários. Além disso, as atividades da escola do Parlamento, quase que em sua totalidade, são transmitidas ao vivo pela TV Câmara Ribeirão e seus canais nas re­des sociais, alcançando um número muito grande de pessoas.

Em que áreas são oferecidos mais cursos?
Edgar Prandini – Predominantemente as relacionadas ao setor público e ao Le­gislativo. Podemos citar temas que foram abordados como princípios da adminis­tração pública, planejamento estratégico das organizações públicas, técnicas de re­dação legislativa, atendimento ao público, dentre outros.

Eles são feitos em parcerias?
Edgar Prandini – As capacitações são feitas em parcerias com várias instituições, dentre as quais a Faculdade de Economia e Economia da USP, a Controladoria Ge­ral da União – CGU, o Instituto Legislativo Brasileiro/ Interlegis do Senado Federal, a Associação Brasileira das Escolas do Le­gislativo e a Universidade do Banco do Brasil para o Setor Público. No âmbito lo­cal temos como parceiros o Sindicato dos Servidores Municipais e as universidades. Além disso, contribuem no corpo docente da Escola servidores da própria Câmara Municipal.

Os cursos podem ser sugeridos pela população?
Edgar Prandini – Sim, a população pode participar da escolha dos temas a se­rem tratados na escola utilizando o espaço “fale conosco” no link da Escola no site da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

Em média quanto tempo tem cada curso?
Edgar Prandini – Os cursos e demais atividades de capacitação em sua maioria são presenciais e realizados na Câmara Municipal, com média de duração de duas horas-aula. Também disponibilizamos di­versos vídeos aulas no site da Câmara para o acesso de todos. Somos uma equipe de gestão da qual faço parte como diretor pre­sidente, juntamente com o coordenador acadêmico Eli Zacarias, o vereador Lucia­no Mega, coordenador de governança, e a secretária Andreia Carvalho. No início de cada ano realizamos um planejamento acadêmico que orienta o desenvolvimento dos trabalhos.

Comentários