20 C
Ribeirão Preto
21 de fevereiro de 2024 | 7:47
Jornal Tribuna Ribeirão
Apresentações gratuitas acontecem no palco principal do Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, na Casa do Menor Santa Lúcia (R. Alfredo Nogueira, 390), em São Joaquim da Barra (Divulgação)
Início » USP Música Criança realiza Recital Pedagógico e Concerto Musical abertos à comunidade
Cultura Destaque

USP Música Criança realiza Recital Pedagógico e Concerto Musical abertos à comunidade

Oferecer formação musical para estudantes na faixa etária de seis a 18 anos e prepará-los para a experiência do palco e o contato com o público. Esse é o objetivo principal do Projeto USP Música Criança, que funciona em São Joaquim da Barra, no interior paulista, desde agosto de 2016, como extensão das atividades existentes em Ribeirão Preto (a partir de 2007). A cada final de semestre, o projeto oferece programação cultural aberta à comunidade: no próximo dia 30 de novembro acontece o Recital Pedagógico, a partir das 19h e no dia 7 de dezembro, o Concerto de Encerramento, às 20h, ambos no palco principal do Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, na Casa do Menor Santa Lúcia (R. Alfredo Nogueira, 390).

Durante o Recital Pedagógico, os alunos dos instrumentos de cordas (violino, violoncelo e contrabaixo), instrumentos de sopro – madeiras (saxofone, clarinete e flauta) e metais (trompete, trombone e tuba), e, ainda de piano, apresentam peças individuais, que mostrarão o desempenho e aprendizado individual. O momento é também uma oportunidade para pais e convidados conhecerem o projeto e acompanharem o desenvolvimento e evolução de cada aluno.

No dia 7 de dezembro, a agenda propicia uma experiência ainda mais desafiadora: os estudantes participam do Concerto de Encerramento, que tem uma roupagem mais artística e conta com cerca de 90 alunos – juntos em palco – com participação de Quarteto de Cordas e com formação completa de Orquestra e Coral (formado por integrantes do curso de Canto Coral).

Segundo o professor Ladson Bruno Mendes, coordenador pedagógico do USP Música Criança, as apresentações funcionam como uma extensão da sala de aula e servem para trabalhar, principalmente, a concentração e a performance dos alunos. Este teste, de frente ao público, também é um preparo para o controle de ansiedade do músico em formação. “Tudo isso faz parte da formação musical. É muito importante que os alunos, ao final de cada semestre, tenham essa vivência do palco, justamente para sentir essa pressão, o nervosismo e, ao mesmo tempo, aprender a lidar com isso de uma forma tranquila e com técnica”, explica.

Todo esse trabalho é feito com suporte de cada professor do projeto, que juntos, buscam ampliar o nível de concentração, relaxamento, ensinando o que os alunos devem observar durante um concerto. “Isso, com certeza, é riquíssimo para formação deles”, acrescenta Mendes.

No Concerto de Encerramento, os alunos vão interpretar três peças que são ícones da MPB (Música Popular Brasileira): “Chega de Saudade”, “Berimbau” e “O Barquinho”. A agenda é gratuita e aberto ao público de São Joaquim da Barra e região. As vagas são limitadas e seguirão a ordem de chegada do público.

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com