Voluntários do Sertão – Mutirão social recebe inscrições até dia 31

0
24
TIAGO MORGAN

Em 2020, o mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão baterá a marca histórica de 20 anos de apoio às regiões carentes do sertão brasileiro. As inscrições estão abertas para os profissionais que desejam atuar no ano que vem em cidade ainda a ser definida.

Anualmente, são selecionadas cerca de 300 pessoas entre as mais de mil inscrições. Os interessados devem acessar o site volun­tariosdosertao.com.br, já que este é o único canal para o cadastra­mento. O link para as inscrições será encerrado no dia 31 dezembro.

A montagem das equipes, em quantidade de profissionais de cada área, são estipuladas de acordo com as necessidades da região atendida. A maior parte dos voluntários é formada por médicos, enfermeiros, dentistas e demais profissionais da saúde, mas também há algumas vagas para técnicos, fotógrafos, entre outros.

“É importante destacar que todos os anos mesclamos os voluntários selecionados entre novos nomes e outros que já foram em edições anteriores do Voluntários do Sertão. Esta estratégia é importante para sempre convidarmos novos profissionais para atua­rem conosco, mas também contando com outros voluntários já com experiência na logística de organização deste mutirão do bem”, diz Marta Meire Pereira, gestora da Organização Voluntários do Sertão.

“Organizar esta grande estrutura para oferecer o melhor de cada um de nós durante uma semana de atendimentos, em que realiza­mos em torno de 40 mil procedimentos, não é nada fácil, mas tem sido possível nesses 20 anos de história”, explica. A edição de 2019 aconteceu no município de Poções (BA), de 27 de abril a 5 de maio, e contou com mais de 350 voluntários.

São médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, advogados, mo­toristas, entre outros. Na edição deste ano, foram realizados mais de 48 mil atendimentos, exames e procedimentos. Este número, soma­do às edições anteriores, registra a importante marca de mais de 400 mil atendimentos já realizados. Ao todo, mais de 3,5 mil profissionais voluntários já participaram como Voluntários do Sertão.

A ação do ano que vem acontecerá de 18 a 26 de abril. Será a comemoração de 20 anos do projeto. A cidade que sediará está edi­ção especial ainda não foi selecionada. Os municípios candidatos a receberem o projeto passam por uma criteriosa avaliação. O anúncio do município escolhido acontecerá no ano que vem.

Comentários