A equipe de desenvolvimento do WhatsApp lançou uma atualização de segurança para a versão iOS do app. Ela altera o local de armazenamento do código de autenticação em duas etapas, para evitar que seja extraído usando falhas no sistema.

Até o momento, o WhatsApp armazenava o código de autenticação em duas etapas em um arquivo no diretório privado do app, inacessível a outros aplicativos no sistema operacional.

Ainda assim havia a possibilidade, embora remota, de que uma falha de segurança no iOS ou WhatsApp pudesse expor essa informação, facilitando a um malfeitor a tarefa de “sequestrar” uma conta.

Logo do WhatsApp em um iPhone.
Mudança vai deixar o WhatsApp no iPhone mais seguro. Imagem: Anton/Pexels

Com a atualização, este código passa a ser guardado no Keychain, um banco de dados do iOS que é usado por vários outros apps para armazenar credenciais de acesso.

Segundo o WABetaInfo, site especializado em acompanhar o desenvolvimento do WhatsApp, a equipe de desenvolvimento pretendia fazer esta mudança “há muito tempo”, mas não se sabe porque só foi feita agora.

A versão 2.21.80 do WhatsApp para o iOS já está disponível a todos os usuários na App Store.

Revisão de áudio chega em breve

Está em testes um novo recurso do WhatsApp que permitirá ao usuário ouvir uma mensagem de áudio antes de enviá-la. Batizado de “revisão“, a novidade ainda não está disponível para o público e não tem data para ser oficialmente lançada, mas já apareceu no código de uma versão beta do app.

Entenda como funciona:

  • Depois de pressionar o ícone de microfone para gravar um áudio e arrastá-lo para cima para “travar” a gravação, surge a opção do botão “review” (revisar);
  • Toque nele e ouça o que você gravou até aquele momento;

Assim, dá para decidir se quer cancelar o áudio ou enviá-lo assim mesmo. De acordo com o WABetaInfo, o recurso está em fase de desenvolvimento e deve ser lançado para Android e iOS.

Fonte: WABetaInfo