18 de abril de 2024 | 23:13
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Ciência e Tecnologia

Xpeng, a rival chinesa da Tesla, quer lançar seu primeiro carro voador em 2024

montadora de carros elétricos Xpeng, que é chamada informalmente de “rival chinesa da Tesla”, anunciou que pretende colocar seu primeiro carro voador no mercado já em 2024. Batizado de Voyager X2, o modelo será produzido pela Xpeng Heitech, o braço da montadora para carros voadores.

Diferente da maioria dos projetos do tipo, o carro voador do Xpeng Heitech não está sendo desenvolvido para serviços de táxi aéreo. O modelo deverá ser usado para percursos urbanos. No futuro algumas unidades devem ser convertidas em ambulâncias e viaturas policiais para patrulhamento.

Voos curtos

Voyager X2, da Xpeng
O Voyager X2 deve ter uma grande autonomia no chão, mas não será capaz de fazer voos muito altos ou muito longos. Xpeng/Divulgação

O Voyager X2 oferecerá espaço para dois passageiros e deve permitir uma viagem de até 600 quilômetros na estrada com uma única carga. No modo voo, o carro voador da Xpeng deve conseguir viajar por 35 minutos a uma velocidade máxima de 130 km/h.

Segundo o CEO da empresa, Zhao Deli, a lataria do veículo é feita em fibra de carbono, o peso do veículo é de 560 quilos, contando as baterias. O modelo poderá levar até 200 quilos de carga útil, o que deve ser o suficiente para dois passageiros.

Quinta geração de conceitos

O modelo faz parte da quinta geração de conceitos de carros elétricos da Xpeng Heitech, seu irmão mais velho, o Voyager X1, quarta geração dos elétricos voadores da montadora, foi exposto no Salão do Automóvel de Xangai, em abril deste ano.

Quem quiser ter um carro voador já em 2024, vai precisar tirar o escorpião do bolso. De acordo com Zhao Deli, algumas pesquisas de mercado fizeram com que a montadora concluísse que o preço deve girar entre 800.000 e 1,5 milhão de yuans (entre R$ 650.220 e R$ 1,22 milhão, na cotação atual).

Além dos ajustes finais no desenvolvimento do projeto, ainda serão necessárias diversas regulamentações para que esses veículos cheguem aos céus. Atualmente, aeronaves deste tipo só podem ser usadas para testes e, ainda assim, com muitas e severas restrições.

Via: Electrive

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